Gemba Group supera marca de R$ 1 bilhão em economia para clientes

Gemba Group supera marca de R$ 1 bilhão em economia para clientes

Ao longo de 16 anos, a empresa paranaense otimizou operações e reduziu desperdícios em mais de 1 mil empresas

Em um ambiente de negócios cada vez mais pressionado por eficiência operacional e redução de custos, o Gemba Group, especializado em gestão enxuta (Lean) e Six Sigma, atingiu a marca de R$1 bilhão de ganhos para seus clientes.

O resultado é o acumulado de 16 anos de consultorias focadas em aumento de produtividade, eficiência operacional, eliminação de desperdícios, redução de custos e otimização de processos de empresas de vários portes e setores.

Desde 2008, o paranaense Gemba Group impactou setores críticos e que exigem muito foco para se manterem competitivos, como automotivo, alimentício e agronegócio, atendendo entre consultorias, capacitações com certificações de projetos e mais de 1 mil clientes.

Por exemplo, a consultoria aplicada em um hospital reduziu em 73% o tempo de atraso entre cirurgias, que passou de 45 minutos para 12 minutos. Já em um caso na área fiscal, os erros de lançamento de notas fiscais caíram em 83%, de 9% para 1,5%. Ainda, no setor logístico, uma empresa reduziu o lead time (tempo entre a produção e a entrega) em 88%, de 9 horas para 1 hora.

Todas essas melhorias geram, direta ou indiretamente, ganhos financeiros. “Há casos de economia de até R$28 milhões e, somando os resultados obtidos por todos os clientes da consultoria ao longo desses 16 anos, chegamos ao total de R$1 bilhão resultantes de eficiência operacional”, afirma Vania Batista, fundadora e diretora executiva do Gemba Group.

Automação e capacitação otimizam resultados

Além das consultorias para aumento de eficiência operacional, o Gemba Group foca em outros dois pilares para garantir resultados sustentáveis: a automação de processos e a capacitação de colaboradores com estratégias para manter a melhoria contínua.

A divisão tecnológica GembaTech oferece a empresas soluções de automação, como Robotic Process Automation (RPA), para eliminar gargalos operacionais, acelerar tarefas repetitivas e melhorar a precisão em atividades manuais. Essas ferramentas integram sistemas de gestão e automatizam fluxos de trabalho, proporcionando maior agilidade e eficiência.

“A automação tornou-se uma extensão natural das metodologias Lean e Six Sigma, pois permite às empresas atingirem novos patamares de produtividade e redução de custos ao integrar tecnologias emergentes à gestão enxuta”, destaca Vania Batista.

Contudo, a diretora executiva do Gemba Group alerta que o sucesso dessas melhorias operacionais depende diretamente da capacitação contínua dos colaboradores. “Ferramentas como a automação e as metodologias de gestão enxuta geram ganhos imediatos, mas é por meio da qualificação das equipes que esses resultados se tornam sustentáveis a longo prazo”, complementa Vania Batista.

Por isso, ao longo de sua trajetória, o Gemba Group passou a investir em educação corporativa, tanto presencialmente quanto à distância, por meio do Gemba Training e do Gemba Produzzi e Gemba Ensina. Ao todo, mais de 30 mil profissionais foram treinados presencialmente e mais de 200 mil certificados emitidos na plataforma de melhoria contínua, em áreas como gestão de projetos, lean & sigma, processos e desenvolvimento de lideranças.

Perspectivas futuras

No ano em que completa 16 anos de atuação, as perspectivas de crescimento do Gemba Group são promissoras em virtude da demanda do mercado. Publicado no último mês de outubro, o Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027 da Confederação Nacional da Indústria aponta que o Brasil precisará qualificar 14 milhões de pessoas em ocupações industriais em quatro anos: 2,2 milhões são em formação inicial e 1,8 milhões em treinamento e desenvolvimento, para trabalhadores que precisam se atualizar.

“As cadeias de suprimentos precisam melhorar suas performances por uma exigência do próprio mercado. Neste cenário, nossa perspectiva para 2025 é de que grande parte das grandes empresas exijam que seus fornecedores cumpram requisitos para garantir a qualidade da produção. Esse movimento gera um ciclo virtuoso de resultados onde as empresas clientes atingem suas metas por poderem contar com fornecedores mais produtivos e eficientes. E nós fazemos essa roda gerar, por meio da educação continuada”, finaliza Vania.

Mirella Pasqual

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