Cursinho Solidário abre inscrições para 2025
Projeto oferece aulas gratuitas para vestibulandos
As inscrições para o Cursinho Solidário, em Curitiba, estão abertas até 4 de dezembro. O programa é um curso preparatório para Enem e vestibulares gratuito, voltado para estudantes de baixa renda que estejam matriculados ou tenham concluído o terceiro ano do Ensino Médio em 2025. O projeto oferece 500 vagas, com professores voluntários, em colaboração com a ONG Formação Solidária, o Curso Positivo e com o apoio do Instituto Positivo. A taxa de inscrição é de R$ 65, com pagamento até o dia 5 de dezembro.
O Cursinho Solidário já aprovou mais de 3 mil alunos em diversas universidades do Brasil. Interessados com renda de até 1,5 salário mínimo por membro da família podem se inscrever pelo site cursinhosolidario.org.br.
Os candidatos passam por duas etapas. A primeira é uma prova objetiva, no dia 10 de dezembro. A segunda fase, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro, consiste em uma entrevista socioeconômica, abordando questões como histórico familiar, vida acadêmica, expectativas e objetivos do candidato em relação ao curso. A classificação final do processo seletivo será determinada pela média da prova e pela avaliação da entrevista.
O projeto tem como objetivo preparar os jovens para os vestibulares, oferecendo educação de qualidade e ampliando as oportunidades para o futuro. As aulas são presenciais estão previstas para começar em fevereiro de 2025, de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 22h20, e aos sábados, das 07h10 às 12h20, no Curso Positivo.
Serviço:
Cursinho Solidário
Inscrições: até 4 de dezembro
Taxa de inscrição: R$ 65,00
Pagamento: até 5 de dezembro
Prova: 10 de dezembro
Entrevistas socioeconômicas: 16 e 17 de dezembro
Matrículas: 19 e 20 de dezembro
Previsão do início das aulas: 3/02/2025