Marketing promocional com brindes atinge novos públicos

Marketing promocional com brindes atinge novos públicos

Itens personalizados com identidade visual da escola ou universidade também podem ser utilizados em contextos variados, como ações de boas-vindas, feiras acadêmicas ou processos de integração institucional. Em cada um desses momentos, o material pode desempenhar um papel simbólico de acolhimento e pertencimento. Além disso, quando distribuídos em eventos externos, esses produtos ajudam a reforçar a presença da instituição em diferentes ambientes e fortalecer a percepção de identidade junto a novos públicos.

Itens como canetas, mochilas, cadernos, estojos e garrafas reutilizáveis costumam ser distribuídos em ações de volta às aulas, feiras educacionais, eventos internos e processos seletivos, funcionando como recursos visuais que reforçam a imagem da instituição no cotidiano dos alunos. Segundo o Advertising Specialty Institute (ASI), brindes promocionais permanecem em uso por longos períodos e ajudam a manter a marca em evidência.

De acordo com o relatório Ad Impressions Study 2023, divulgado pela Advertising Specialty Institute (ASI), brindes promocionais geram milhares de impressões e são mantidos por consumidores durante meses, o que reforça sua eficácia como ferramenta de marketing.

Rodrigo Pereira, CEO da empresa Innovation Brindes, comenta que o uso de brindes no setor educacional deve considerar o perfil do público-alvo. “A instituição deve avaliar a faixa etária e o contexto do aluno. Produtos úteis e personalizados permanecem por mais tempo com o estudante, o que aumenta a presença da marca”, afirma.

Segundo Pereira, garrafas sustentáveis, ecobags, blocos de anotações e pen drives têm sido amplamente utilizados por instituições que desejam alinhar a comunicação promocional aos valores pedagógicos e ambientais. “Itens reutilizáveis, quando personalizados com a identidade da escola, atuam como extensão da proposta institucional”, explica.

Além disso, a personalização com logotipo, cores institucionais e mensagens reforça o sentimento de pertencimento entre alunos, professores e colaboradores. Pereira destaca que “quando o aluno se reconhece no material, há uma identificação imediata com a instituição”.

A distribuição dos brindes também tem sido aplicada em kits de boas-vindas para calouros, campanhas de matrícula, ações em escolas de idiomas e eventos de integração. Pereira afirma que a estratégia tem sido adotada principalmente por instituições privadas que desejam gerar engajamento e ampliar a base de alunos.

Para medir os resultados, instituições educacionais observam indicadores como adesão às campanhas, aumento de contatos diretos e reconhecimento da marca. Pereira conclui: “Para que a ação seja eficaz, os brindes precisam estar integrados ao plano de comunicação da escola, com qualidade, prazo e relevância para o público-alvo”.

DINO