Alex Rocca faz individual com Galeria Alhures, em Curitiba
Após uma participação de muito sucesso com oito obras na SP Arte deste ano, Alex Rocca abre, no próximo dia 15 de maio, a exposição individual “Legado” com a Galeria Alhures, em Curitiba. A obra do artista traz profunda reflexão sobre identidade e ancestralidade, ressignificando materiais e técnicas para contar histórias que atravessam o tempo e o espaço, e poderá ser vista pelo público curitibano, até o dia 28 de maio, na Ponto de Fuga. Com curadoria de Marília Diaz, a mostra traz um recorte interessante da obra de Rocca, que explora técnicas diversas com grande simbologia.
Legado
Na visão da professora da UFPR e curadora da mostra, Marília Diaz, a obra de Alex mergulha na busca pela origem, de onde “emerge a imagem de um navio com mulheres negras e seus cabelos trançados na lida com fios”. Para ela, o artista encontra a genética africana, lugar de origem, em que os têxteis perpassam a vida no vestir, dançar, decorar a casa, enterrar os mortos.
Marília acredita que o Legado de Rocca é aquele que se espera com a partida de familiares e partilhas materiais, mas o que nos define desde o nascimento. O espólio de bênçãos, promessas e privilégios. O acervo hereditário, que vem junto desde sempre e não no tempo vindouro. Memória afetiva e ancestral.
“Alex Rocca transita facilmente do plano para o volume, com os conhecimentos amealhados no curso de design de interiores e nas práticas de direção de arte para cinema, publicidade e cenografia. Ele é recolhedor de histórias, percepções, sensibilidades e, na viragem dos dias, trabalha com potência e repetição. Processo que pode durar 480 horas como no Bantu, manto de vidro, material que aprendeu a dominar nos últimos meses. Na afobação do dia a dia, ele produz corajosamente manhã, tarde e noite. Potencializa os seus saberes e descobertas. Assim, o ordinário ascende ao trabalho extraordinário”, conclui.
Alhures Galeria
A Alhures é uma galeria de arte curitibana que trabalha para aproximar a arte de todos os públicos, com uma curadoria personalizada e sensível. Atuando tanto em espaços físicos, quanto no ambiente digital, a galeria constrói experiências que vão além do convencional, buscando contextos que favoreçam a aproximação entre o público e a obra de arte.
O nome “Alhures” — que remete ao que está em outro lugar, fora do comum — sintetiza o espírito da galeria: estar em trânsito, aberta ao inesperado, sempre em busca de novos formatos.
Com três anos de trajetória, a Alhures investe na descoberta de novos talentos e na valorização de artistas já reconhecidos, promovendo múltiplas linguagens e pontos de vista.
SERVIÇO:
Alex Rocca
Exposição Herança
De 15 a 28 de maio
Local: Ponto de Fuga (Rua Saldanha Marinho, 1220)
www.alhuresgaleria.com
whatsapp: 41 99995 9831
instagram: @alhuresgaleria
email: alhures.galeria@gmail.com