Mackenzie exibe obras inéditas de Carolina Vigna

A partir de 31 de julho de 2025, o Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), em São Paulo, recebe a exposição “Cadernos de Viagem”, da artista visual e professora Carolina Vigna. A mostra reúne 84 monotipias em gelatina, sendo 37 inéditas, desenvolvidas especialmente para esta edição brasileira, após temporada de exibição na França.
A exposição está vinculada ao segundo pós-doutorado da artista, que, atualmente, realiza pesquisa no programa de Letras Lusófonas da Université Sorbonne Nouvelle, em Paris. As obras expostas utilizam processos manuais de impressão gráfica e estabelecem conexões entre deslocamento, linguagem e imagem.
Com curadoria de Roberto Vigna e produção artística de Luciene Aranha, a mostra integra o Projeto Prata da Casa, iniciativa do CHCM voltada à valorização da produção artística de docentes da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Segundo a curadora do CHCM, Luciene Aranha, o projeto busca fortalecer o vínculo entre arte e formação acadêmica: “O trabalho de Carolina Vigna reflete com profundidade o diálogo entre arte, memória e deslocamento. Recebê-lo no CHCM proporciona uma oportunidade singular de reflexão sobre nossas próprias trajetórias e impressões no mundo.”
A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, entre os dias 31 de julho e 22 de agosto de 2025, no campus Higienópolis. A abertura oficial acontece no dia 31 de julho, às 17h.
Sobre a artista
Carolina Vigna é artista visual, pesquisadora e docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sua atuação integra práticas artísticas, processos gráficos e estudos interdisciplinares nas áreas de arte e literatura. Atualmente, realiza seu segundo pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelle, com foco em poéticas visuais e deslocamentos.
Serviço
Exposição: Cadernos de Viagem – Carolina Vigna
Curadoria: Roberto Vigna
Produção artística: Luciene Aranha
Local: Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM)
Endereço: Rua Maria Antônia, 307 – Prédio 1 – Higienópolis – São Paulo/SP
Abertura: 31 de julho de 2025, às 17h
Visitação: 31 de julho a 22 de agosto de 2025
Horário: Segunda a sexta, das 9h às 19h
Entrada gratuita