Kits exclusivos contribuem com a decisão de compra

Kits exclusivos contribuem com a decisão de compra

O mercado de beleza no Brasil está em constante crescimento. A estimativa é que o nicho cresça US$ 4,72 bilhões até 2027, segundo pesquisa recente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Os itens de encantamento, como brindes, itens exclusivos e edições limitadas tem se tornado um grande atrativo para os clientes. E são eles que contribuem com a decisão de compra.

De olho nas tendências de consumo, nos segmentos de pele e cabelo, a Flora realizou um levantamento com a Opinion Box com mais de 1.000 brasileiros, que revelou os gastos desses consumidores com itens de cuidados pessoais. No estudo, 52% dos respondentes gastam no máximo R$100 por mês em produtos para cabelos, enquanto 34% desembolsam entre R$100 e R$200 reais no mesmo período.  

Ainda, segundo o mesmo levantamento, 38% dos pessoas dizem gastar com produtos específicos para o cuidado com a pele um valor de até R$100 por mês. 

Para Ligia Vulcano, head de marketing de cabelos da Flora, itens de encantamento no relacionamento com o consumidor podem ser explorados de diversas maneiras: pode ser um produto exclusivo e que tenha edição limitada, pode ser um kit presenteável, pode ser uma parceria exclusiva com alguma outra empresa, ou até mesmo um brinde que o consumidor leva ao realizar uma compra de determinado valor.  

“Considerando que o gasto médio da maior parte da população é de até R$100 com itens para os cabelos, oferecer brindes exclusivos bem elaborados, como um bom nécessaire, por exemplo, ou fazer uma collab inédita, são ótimas opções para chamar a atenção dos consumidores e ajudar na decisão de compra”, comenta Ligia. 

Quando o assunto é pele, de acordo com outra pesquisa da Flora pela Opinion Box com 525 pessoas, 14% dos consumidores escolhem um produto por ser de uma marca que já conhecem, enquanto 46% buscam produtos por ter qualidade. Neste contexto, o time de P&D da companhia procura entendimento para agregar esses perfis de público e fidelizar seus clientes. “Em Francis, enxergamos uma oportunidade de trabalhar com item de edição limitada para as fãs da marca. Nós percebemos um aumento do engajamento das nossas consumidoras com a ideia de ganhar um kit exclusivo da marca, como a nossa collab de esmaltes perfumados”, conta David Pinski, head de marketing de Francis.  

Anualmente, a Flora investe aproximadamente R$10 milhões na área de P&D, com projetos de inovação, que envolvem lançamentos e relançamentos de produtos.  

“No último mês, Francis fechou uma parceria com a Dailus, marca de cosméticos, para a produção de kits exclusivos de esmaltes com 8 cores que correspondem a nova linha Brasilidades. Os kits fazem parte de uma ação exclusiva para presentear influenciadores e realizar ações especiais para clientes do e-commerce”, conclui Pinski.

DINO