Modelo de Serviços Compartilhados completa um ano no Mabu, com resultados positivos
Em uma iniciativa pioneira no setor hoteleiro, o Mabu, conhecido por sua excelência e inovação em serviços, celebra o primeiro aniversário de implementação do modelo de Serviços Compartilhados Mabu (SCM). A adesão a este modelo é uma novidade no ramo da hotelaria, e também um case de sucesso, com resultados significativos alcançados em apenas um ano.
Com o desenvolvimento do projeto de implantação do modelo CSC, realizado em parceria com o IEG (Instituto de Engenharia e Gestão), o modelo se tornou um grande sucesso para o setor. “Todo time do SCM deveria se sentir orgulhoso, pois estão construindo um belo case de sucesso. Nós temos acompanhado a distância e informalmente esta evolução, e é possível afirmar que a jornada de vocês está sendo desafiadora e muito bem conduzida no dia a dia.” Comemora Claudio Campos, consultor da IEG.
O SCM no Mabu representa um marco estratégico, integrando 07 áreas distintas da empresa e envolvendo mais de 80 funcionários em um esforço conjunto para otimizar processos e melhorar a eficiência operacional. Este modelo tem se mostrado fundamental na promoção de uma cultura organizacional focada em resultados e na soma de esforços com a governança corporativa da empresa.
Para o presidente do Conselho de Administração do Mabu, Rui Rocha, a implementação do SCM foi um passo decisivo para reforçar nossa estrutura de governança. “Esse modelo facilitou a transparência, a uniformidade dos processos e a sinergia entre as equipes, resultando em uma gestão mais coesa e eficaz”, esclarece.
“Os serviços compartilhados nos permitem, que todas as empresas do Mabu, compartilhem seus recursos, que envolve o TI, RH, finanças, logística entre outros. Isso gera uma maior eficiência operacional e uma redução de custo”, explica Rui Rocha. Além disso, o presidente do conselho ainda pontua que o controle e a transparência, elementos fundamentais na governança, se tornam robustos. “Quando centralizamos as funções administrativas e financeiras, conseguimos implementar controles internos eficientes e eficazes”, conclui. E as vantagens são muitas, seguindo Rui, o alinhamento estratégico, ou seja, a uniformidade em processos e políticas, ajudam a garantir que todas as empresas do Mabu estejam trabalhando com os mesmos objetivos, “isso se reflete nos resultados que temos obtido em cada empresa”, comemora.
“Nesse um ano de SCM, foram 437h ganhas de trabalho por mês, 116 pontos de integração (API), mais de 99 projetos mapeados, mais de 40 implantações concluídas, 09 automações e mais 15 em andamento, sendo 10 no primeiro semestre deste ano e 05 no segundo semestre”, explica Jorge Della Via Junior, Diretor de TI e CSC do Mabu. “Nossa abordagem ao SCM envolveu uma profunda integração tecnológica para garantir que todas as áreas trabalhassem de maneira harmoniosa. Este foi um desafio complexo, dada a diversidade de nossas operações, mas os resultados superaram nossas expectativas, deixando claro que ter a área de tecnologia e CSC sobre a mesma diretoria acelerou a transformação fazendo com que fosse possível entregar mais em menos tempo.”, salienta.
O modelo de serviços compartilhados propicia que outros departamentos se concentrem em tarefas específicas, que é o caso da área de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pessoal. “O uso da tecnologia no SCM do Mabu facilita a gestão de dados dos funcionários e a implementação de políticas de RH de maneira uniforme para todas as empresas do grupo”, explica Karla Amaral, diretora de DHO do Mabu. “Com o SCM, cultivamos um ambiente que valoriza a colaboração e a eficiência. Isso não apenas elevou nosso desempenho operacional, mas também fortaleceu o senso de pertencimento e compromisso entre nossos funcionários, que são peças chave na entrega de resultados excepcionais”, enfatiza.
“Para o próximo ano de SCM, temos como objetivo não apenas manter esse alto padrão de entregas, mas também explorar novas oportunidades para inovar e aprimorar ainda mais nossos serviços e eficiência “, projeta Marcelo Errera CFO do Mabu.
O reconhecimento do Mabu não se estabelece apenas na liderança de hospitalidade, mas também uma empresa cinquentenária vanguardista na adoção de práticas e negócios inovadores. “O sucesso do SCM ressalta o compromisso do Mabu na melhoria contínua, no crescimento acelerado e competitividade no setor”, finaliza Errera.