UniCuritiba sedia 3º Encontro de Cidadania e Equidade
UniCuritiba sedia 3º Encontro de Cidadania e Equidade
Evento reuniu autoridades, especialistas e comunidade acadêmica para discutir direitos humanos, mediação comunitária, justiça restaurativa e políticas de inclusão
O UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação – sediou neste mês o 3º Encontro de Cidadania e Equidade. A iniciativa reuniu autoridades, pesquisadores, representantes do poder público e especialistas de diferentes áreas para debater políticas de proteção, direitos humanos, governança, justiça social e transformações trazidas pela tecnologia na construção de sociedades mais inclusivas.
A vice-reitora do UniCuritiba, Marcela Xavier, diz que, ao sediar o encontro, o UniCuritiba consolida seu papel como instituição de ensino superior dedicada ao debate público e à formação de cidadãos e profissionais sensíveis às demandas sociais contemporâneas.
“Realizar este encontro justamente no momento em que o UniCuritiba volta a utilizar a marca da Faculdade de Direito de Curitiba para o curso é simbólico e destaca não só a relevância histórica da instituição, mas também a importância da academia como espaço de articulação, políticas públicas e participação comunitária”, anuncia Marcela.
Na quarta-feira (10/12), a abertura da programação combinou atividades presenciais e virtuais. Segundo a professora Viviane Coêlho de Séllos-Knoerr, coordenadora do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do UniCuritiba, o formato híbrido do evento reafirmou o compromisso da instituição com a democratização do conhecimento e com a promoção de debates de alto impacto social.
No primeiro dia do evento foram apresentados o Código Estadual da Mulher Paranaense (Lei nº 21.926/2024) e o trabalho da Patrulha Maria da Penha, realizado pela Polícia Militar do Paraná com foco na proteção de mulheres em situação de violência doméstica. Foram discutidos ainda temas como tráfico humano e investigação científica.
Na quinta-feira, 11/12, ocorreu a capacitação e formatura da primeira turma do módulo Mulheres Mediadoras Comunitárias, um marco simbólico para o fortalecimento das redes de apoio e resolução de conflitos nas comunidades.
A sexta-feira, último dia do evento, foi marcada por homenagens a personalidades envolvidas em ações de equidade e justiça social. A programação teve ainda palestras, lançamento do livro Crimes Cibernéticos e Compliance, de Glaucio Antônio Ribeiro Filho, e exibição do filme A Terra e o Sonho Americano, que contou com a presença do Professor Dr. Daniel Ricardo Augusto Wood, responsável pela legendagem da obra para o português.
Sobre o UniCuritiba
O UniCuritiba completa 75 anos de tradição e excelência em 2025. A instituição é reconhecida como referência entre os paranaenses e, pelo MEC, como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR).
Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.
Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de pós-graduação, mestrado e doutorado.
Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.
