Melhores hospitais público e privado do Paraná são do Grupo Marista

Hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru comemoram a conquista
Os hospitais que representam a frente de saúde do Grupo Marista foram reconhecidos no Prêmio Mais Saúde TopView, em uma cerimônia realizada na última terça-feira (16), em Curitiba. O prêmio foi dividido em 47 categorias e o Hospital Universitário Cajuru, que oferece atendimento 100% pelo SUS, foi premiado como o melhor hospital público da capital paranaense. Já o Hospital São Marcelino Champagnat, referência em procedimentos de alta complexidade, foi eleito o melhor hospital privado.
Com categorias relacionadas ao atendimento e aos cuidados com a saúde e o bem-estar da população curitibana, a premiação destaca o trabalho dedicado das instituições e o impacto que elas representam na sociedade. A votação foi realizada em etapas, com a participação de médicos e jornalistas, além do público em geral, por meio das redes sociais da revista TopView, uma publicação do Grupo RIC Paraná.
Hospital Universitário Cajuru
Inaugurado em 30 de agosto de 1958, inicialmente sob gestão da União dos Ferroviários, o Hospital Universitário Cajuru, em 1977, passou à Associação Paranaense de Cultura (Grupo Marista) e tornou-se o primeiro e maior pronto-socorro 100% SUS do Paraná, com foco em trauma, ortopedia, cirurgia geral e neurocirurgia.
No ano passado, foram realizados no hospital mais de 147 mil atendimentos. Para se ter uma ideia da relevância da instituição para o Paraná, em 2024 foram registrados 8 mil acidentes com motocicletas no estado, o Cajuru atendeu 44% desses traumas.
Além disso, a instituição é um importante polo de formação de profissionais, com as residências médicas e multiprofissionais, sendo um local de contínuo desenvolvimento do ensino e pesquisa em saúde.
Hospital São Marcelino Champagnat
Inaugurado em 2011, o Hospital São Marcelino Champagnat foi planejado com foco para que a qualidade e infraestrutura hospitalar atendessem a padrões internacionais. Desde os primeiros anos, destacou-se como referência em atendimento de média e alta complexidade na Região Sul, com crescimento expressivo no número de atendimentos médicos que ultrapassam 76 mil por ano.
Considerado referência nacional em especialidades como cardiologia, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia, o Hospital São Marcelino Champagnat investe em tecnologia e inovação para levar ao atendimento dos pacientes o que há de mais moderno no mundo. Entre as tecnologias utilizadas atualmente, três robôs garantem maior precisão nas cirurgias e menor tempo de recuperação dos pacientes.
Durante a pandemia da covid-19, o Hospital São Marcelino Champagnat foi referência nacional, com mais atendimentos realizados e contribuindo com estudos e pesquisas importantes que ajudaram a elucidar o vírus e fornecer dados para o correto tratamento dos pacientes brasileiros.