Jazz A Gosto encerra neste fim de semana e comemora sucesso de público no inverno

Jazz A Gosto encerra neste fim de semana e comemora sucesso de público no inverno

Vozes do soul curitibano, um tributo a Aretha Franklin e o mestre do pífano Alexandre Rodrigues são as atrações do quinto e último fim de semana

O Festival Jazz A Gosto chega a sua quinta e última semana reafirmando a força da Ilha do Mel como destino cultural e musical do inverno brasileiro. Desde o início do mês, o evento tem reunido um público expressivo em Nova Brasília, com shows que conectam natureza, diversidade musical e artistas de diferentes gerações.

No encerramento, a programação reúne nomes de destaque da música instrumental de diferentes regiões do Brasil e vozes reconhecidas da cena curitibana. Na sexta, dia 29, a programação abre no Palco da Praça Felipe Valentim, às 19h30 com Nikole Gouveia Quarteto formado por Nikole, na voz, Ana Marques, nos teclados, Lucas Schafa, no baixo, e Luís Fernando Diogo, na bateria. Às 20h, na Pousada Treze Luas, a atração é o violinista Betinho Zanellato e o guitarrista recém-chegado de Maringá, Murilo Veronezzi, considerado uma das revelações da cidade.

Para fechar a noite, às 21h no Café Ilha do Mel, o curador Glauco Sölter destaca a presença do mestre do pífano, o pernambucano Alexandre Rodrigues. Residente em São Paulo, ele é um novo talento da música instrumental brasileira com trabalhos autorais de grande repercussão dentro e fora do Brasil. Rodrigues será o convidado especial do Trio Mabi, formado por músicos gaúchos e catarinenses, que se destacam por fazer um mergulho no groove, no diálogo e na criação espontânea. O trio é formado por Trovão Rocha (baixo), Lucas Fê (bateria) e Gabriel Barbalho (trompete).

No sábado, 30, a tarde começa com dois shows na Praça Felipe Valentim. Às 13h com o premiado compositor catarinense John Mueller e, às 15h, com o grupo Urucum, nova geração de músicos curitibanos que se destacam por uma música que transita entre o jazz contemporâneo e as raízes rítmicas afro-brasileiras. Às 17h, no jardim da Pousada Treze Luas, o pifeiro Alexandre Rodrigues sobe ao palco novamente e, desta vez, com o guitarrista Murilo Veronezzi.

O Festival Jazz A Gosto prossegue noite a dentro, às 19h, com uma apresentação bem intimista, na Pousada das Meninas, onde estarão o cantor e compositor Eugênio Fim, ao lado de Betinho Zanellato, no violino, e Jimmy Reuter, na guitarra. No mesmo horário, na Praça Felipe Valentim, a cantora Thaís Caldeiron vem com seu projeto inédito com o guitarrista Rodi Mendes, representantes da nova geração nacional. Às 20h, na Pousada Treze Luas, é a vez de Gabriel Barbalho (trompete) e Trovão Rocha (baixo). E para fechar a noite e o Festival Jazz A Gosto 2025, depois de cinco fins de semana de sucesso, acontece o show da cantora Nikole Gouveia, referência no R&B e no soul, que com seu quarteto presta um tributo a Aretha Franklin.

Construção coletiva

O Festival Jazz A Gosto é uma construção coletiva entre a comunidade de Nova Brasília, que já perdura 11 anos. Para Suzi Albino, da comissão organizadora, o encerramento do Festival é marcado por um sentimento de conquista e de valorização da Ilha: “É com muita alegria e com a sensação de missão cumprida que a gente encerra mais uma etapa do Jazz A Gosto, com cinco finais de semana de muita música boa, gente bonita e eventos de qualidade”.

Para Suzi é gratificante ver a Ilha fomentando o turismo, movimentando a economia local e regional, com todas as esferas trabalhando juntas. “É trabalhoso, muitas vezes desgastante, mas é isso que faz com que a gente não desista dessas ideias e desses movimentos de empreendedorismo para o local. A Ilha merece, os moradores merecem, e a gente acredita que a cada ano será ainda melhor”, comemora Suzi.

Além da participação ativa dos moradores e comerciantes, o Festival contou com apoio de patrocinadores e parceiros que viabilizaram a da 11 edição. Entre os apoiadores estão pousadas, restaurantes e marcas como Heineken, Mamba Water, Hidromel, Vinhos Suntana e Honey Drinks. Empresas de transporte como Viação Graciosa, Abaline e Estacionamento Portal do Mel também integram a rede de apoio.

PROGRAMAÇÃO – 5º FIM DE SEMANA (29 e 30 de agosto)

Sexta-feira, 29
19h30 – Palco Praça: Nikole Gouveia Quarteto – Nikole Gouveia (voz), Ana Marques (teclado), Lucas Schafa (baixo) e Luís Fernando Diogo (bateria)
20h – Treze Luas: Betinho Zanellato (violino) e Murilo Veronezzi (guitarra)
21h – Ilha do Mel Café: Trio MABI – Trovão Rocha (baixo), Gabriel Barbalho (trompete) e Lucas Fê (bateria), com participação especial de Alexandre Rodrigues (flauta)

Sábado, 30
13h – Palco Praça: John Mueller (violão/voz)
15h – Palco Praça: Grupo Urucum
17h – Treze Luas: Alexandre Rodrigues (flauta e pífano) e Murilo Veronezi (guitarra)
19h – Pousada das Meninas: Eugênio Fim, Betinho Zanellato (violino) e Jimmy Reuter (guitarra)
19h – Palco Praça: Thaís Caldeiron e Rodi Mendes
20h – Treze Luas: Gabriel Barbalho (trompete) e Trovão Rocha (baixo)
21h – Ilha do Mel Café: Tributo a Aretha Franklin com Nikole Gouveia e banda

Serviço:

11º Festival Jazz A Gosto

Local: Nova Brasília – Ilha do Mel

Quando: sexta e sábado (29 e 30)

Programação noturna: Circuito Off em pousadas e restaurantes

Mais informações: @jazzagostoilhadomel

Mirella Pasqual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *