Maringá tem nova delegada do Conselho Regional de Biomedicina

Maringá tem nova delegada do Conselho Regional de Biomedicina
Cerimônia de posse aconteceu na segunda (11/08), na Câmara Municipal; Kátia Cavalcante assumiu a função pelos próximos dois anos
O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) tem nova delegada em Maringá. A biomédica Kátia Cavalcante assumiu a função pelos próximos dois anos. A cerimônia de posse aconteceu na segunda (dia 11/08), na Câmara Municipal de Maringá, e reuniu diversas autoridades.
As Delegacias Regionais são unidades descentralizadas que têm como objetivo ampliar o alcance institucional do Conselho, oferecer atendimento direto aos profissionais e empresas, incentivar a integração com instituições de ensino, sociedades de classe e zelar pelo exercício ético da profissão.
“O delegado é o apoio da Autarquia no município. E Maringá tem a segunda maior quantidade de biomédicos registrados no Paraná, atrás somente de Curitiba. É muito importante ter esse representante para fazer a interlocução com os profissionais, acadêmicos e isso reforça o compromisso institucional com a valorização e o fortalecimento da biomedicina na região”, explica o presidente do CRBM6, Thiago Massuda.
Quem é a nova delegada regional
Kátia Cavalcante é biomédica graduada pela Uningá, especialista em Estética Facial pela mesma instituição de ensino superior e mestre em Promoção da Saúde pela UniCesumar. Tem experiência em laboratório de análises clínicas tanto na parte técnica, quanto como analista clínico.
É professora nos cursos de Saúde, Bem-estar e Estética e coordenadora dos cursos de pós-graduação Lato Sensu da área da Saúde e Estética na UniCesumar.
“Parabenizamos a Kátia Cavalcante pela nomeação e desejamos pleno êxito na condução de suas atribuições”, enfatiza a vice-presidente do CRBM6, Daiane Camacho.
Autoridades presentes
Entre as autoridades que prestigiaram a cerimônia de posse estavam a presidente da Câmara Municipal de Maringá, Majô Capdeboscq; a vice-prefeita de Maringá, Sandra Jacovós; e a diretora tesoureira do Programa de Apoio Social e Mobilização Voluntária de Maringá, Tatiana Franco.
Também participaram o presidente e a vice-presidente do CRBM6, Thiago Massuda e Daiane Camacho, e os conselheiros da Autarquia Rachel Ribeiro, Thiago Nascimento, Rodrigo Riguete e Ana Paula Biadola.
Ainda participaram da solenidade Laurita Ribeiro, representando o Laboratório Pasteur de Paranavaí; Vagner Marques de Moura, representando a UEM; e Gislaine Cavicchioli, representando o Uningá.
Sobre o CRBM6
O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) é uma Autarquia Federal com jurisdição no Estado do Paraná.
A entidade tem cerca de 5,9 mil profissionais registrados. A sede fica em Curitiba e as delegacias regionais estão localizadas nos municípios de Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, União da Vitória, Guarapuava, Umuarama, Guaíra e Ponta Grossa.
Os biomédicos atuam em mais de 30 atividades ligadas à saúde tais como acupuntura, análises clínica e ambiental, bromatológicas [avalia a qualidade dos alimentos], auditoria, banco de sangue, biofísica, biologia molecular, bioquímica, citologia oncótica, embriologia, estética, farmacologia, fisiologia, genética, hematologia, histologia, imunologia, imagenologia, informática da saúde, microbiologia, microbiologia de alimentos, monitoramento neurofisiológico transoperatório, parasitologia, patologia, perfusão, psicobiologia, radiologia, reprodução humana, sanitarista, saúde pública, toxicologia, virologia e outras áreas.