Vendas no varejo crescem no Paraná e abrem oportunidades para representantes comerciais

CORE-PR destaca importância da estratégia e atualização profissional para aproveitar o bom momento
O comércio varejista do Paraná registrou aumento de 2,4% no volume de vendas no período entre janeiro e abril de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O dado, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), coloca o estado acima da média nacional, que foi de 2,1%.
Entre os segmentos que mais contribuíram para esse desempenho está o de eletrodomésticos, com crescimento acumulado de 19,5%. Em seguida, destacam-se os setores de tecidos, vestuário e calçados (11,2%), combustíveis e lubrificantes (2,4%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,1%).
Diante desse cenário, o Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Paraná (CORE-PR) orienta os profissionais da categoria a acompanharem de perto as tendências do setor e a utilizarem os dados de mercado como ferramenta de planejamento.
“Os dados mostram que há uma reação positiva do varejo, o que sinaliza um bom momento para os representantes comerciais estreitarem relações com seus clientes e buscarem novas oportunidades de atuação. Mais do que vender, é fundamental estar atento às mudanças no comportamento do consumidor e às movimentações dos segmentos que estão em crescimento”, afirma Paulo Nauiack, presidente do CORE-PR.
O dirigente ressalta ainda que os dados da PMC, divulgados mensalmente pelo IBGE, são uma referência importante para balizar decisões de representantes comerciais e para que estes compreendam melhor o desempenho dos setores que atendem. Segundo ele, entender os números do varejo ajuda o profissional a ajustar metas e oferecer soluções mais aderentes ao momento econômico.
“Segmentos como eletrodomésticos e vestuário apresentaram desempenhos expressivos. Isso deve ser analisado estrategicamente pelos representantes comerciais, que têm um papel essencial na conexão entre a indústria e o varejo. Quanto mais preparados e informados, maior a chance de ampliar resultados e consolidar parcerias comerciais”, acrescenta Nauiack.