Tecnologia de válvulas diafragma no BioSummit 2025

Tecnologia de válvulas diafragma no BioSummit 2025

Tecnologia de válvulas diafragma no BioSummit 2025

Empresa apresenta soluções para processos estéreis e aplicações industriais severas, com foco em produtividade, segurança e sustentabilidade

A GEMÜ do Brasil, referência em válvulas e sistemas de controle de processos, participa do BioSummit 2025, maior evento da América Latina voltado ao setor de bioinsumos. O evento será realizado nos dias 4 e 5 de junho, no Expo Dom Pedro, em Campinas (SP). Durante a feira, a empresa apresentará seu amplo portfólio de válvulas diafragma, reconhecidas mundialmente pela confiabilidade, resistência e adequação a ambientes estéreis e exigentes.

“O setor de bioinsumos é uma frente estratégica para nós e nossa linha de válvulas contribui de forma decisiva para elevar os padrões de produtividade, controle sanitário e automação nas indústrias brasileiras. Com tecnologia de ponta desenvolvida na Alemanha e certificações como ASME BPE e EHEDG, oferecemos soluções robustas, sustentáveis e perfeitamente integráveis aos sistemas modernos de controle de processo”, afirma Alessandro Pacco, Supervisor de Vendas da Unidade Pharma, Food e Biotech da GEMÜ do Brasil.

As válvulas diafragma são componentes-chave em processos industriais que exigem controle preciso, segurança sanitária e durabilidade. Uma das principais vantagens desse tipo de válvula é o contato mínimo com o fluido, pois apenas o corpo da válvula e o diafragma têm exposição direta ao produto, o que reduz significativamente o risco de contaminação e facilita a limpeza.

Graças ao design e à conformidade com a norma ASME BPE, as válvulas diafragma da GEMÜ podem ser utilizadas em numerosas aplicações em todos os setores. Além disso, possuem certificação EHEDG, garantindo processos assépticos e altamente controlados.

Na posição fechada, o diafragma é pressionado sobre o aro de vedação do corpo da válvula, e assim, tem capacidade de bloqueio com pressão de operação até 10 bar. A geometria interior em contato com o fluido foi construída de modo que mantém baixas as turbulências de vazão, impossibilitando o acúmulo de produtos, além de fácil limpeza no circuito de inversão.

Além da versão de passagem angular, a GEMÜ oferece também a válvula de passagem reta, recomendada para fluidos abrasivos ou com alta concentração de sólidos, comuns em indústrias como mineração, papel e celulose, cimento e tratamento de água.

Outro diferencial das válvulas diafragma da GEMÜ é a ampla variedade de materiais disponíveis para corpo e diafragma, o que as torna ideais para trabalhar com fluidos agressivos, abrasivos e viscosos, frequentes na indústria química, no setor ambiental e em estações de tratamento de água potável e ultrapura. Essas válvulas também são amplamente utilizadas em sistemas de calefação e arrefecimento, e em circuitos de microeletrônica e semicondutores, graças à sua vedação eficiente e resistência a altas pressões e temperaturas.

A linha é compatível com diversos acessórios de automação, como fins de curso, posicionadores, sensores e controladores de processo, permitindo uma integração rápida aos sistemas de tubulação e automação industrial. Isso garante controle preciso, monitoramento contínuo e redução de falhas operacionais.

Durante o evento, a GEMÜ vai apresentar sua inovadora plataforma LEAP, Lean, Effective, Agile, Platformized (Enxuta, Eficaz, Ágil e Modular), com foco total em modularidade, eficiência operacional e integração digital. Projetadas para atender os mais exigentes requisitos de esterilidade e automação da indústria de bioinsumos e outras, as válvulas LEAP se destacam pela construção modular inteligente, que facilita a personalização e agiliza o tempo de implementação em sistemas produtivos. 

Serviço:

Evento: BioSummit 2025
Estande: 45
Data: 4 e 5 de junho de 2025
Local: Expo Dom Pedro – Campinas (SP)
Mais informações: https://biosummit.com.br

Sobre a GEMÜ do Brasil – Com fábrica em São José dos Pinhais (PR) desde 1981, a GEMÜ do Brasil produz válvulas e outros equipamentos de alta tecnologia para diversos setores. Na divisão Industrial, fornece produtos para os setores de siderurgia, mineração, fertilizantes, bem como para integrar sistemas de geração de energia, entre outros. Na divisão PFB (Farmacêutica, Alimentícia e de Biotecnologia), é líder mundial em soluções para sistemas estéreis, que incluem a fabricação de vacinas, remédios e novas aplicações de envase de alimentos e bebidas. 

Sobre o Grupo GEMÜ – O Grupo GEMÜ é um dos líderes mundiais na fabricação de válvulas, sistemas de medição e controle. Desde sua fundação em 1964, a empresa alemã com foco global se estabeleceu em importantes setores industriais, graças a seus produtos inovadores e soluções personalizadas para controle de processos. A GEMÜ é líder mundial no mercado de aplicações de válvulas estéreis nas indústrias farmacêutica e de biotecnologia. O Grupo GEMÜ emprega mais de 2 mil pessoas em todo o mundo, com plantas na Alemanha, Suíça, China, Brasil, França, EUA e Índia. A rede de distribuidores está presente em mais de 50 países nos cinco continentes.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *