Empresas que participam de câmaras bilaterais são mais lucrativas
Empresas que participam de câmaras bilaterais são mais lucrativas
Com agenda voltada à inovação e internacionalização, AHK Paraná é uma das principais entidades do estado, fortalece relações bilaterais entre Brasil e Alemanha e contribui para o crescimento do ecossistema empresarial
Em meio ao crescimento expressivo da atividade empresarial no Paraná, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Paraná (AHK Paraná) tem se destacado por promover eventos que fortalecem o networking qualificado e abrem caminhos para novos negócios, parcerias e investimentos entre empresas brasileiras e alemãs.
No primeiro trimestre de 2025, o Paraná registrou a abertura de 46.032 novas empresas, um crescimento de 32,55% em relação ao mesmo período do ano anterior. No mesmo ritmo, a produção industrial paranaense avançou 0,7% em janeiro, enquanto o cenário nacional permaneceu estagnado. No acumulado dos últimos 12 meses, o estado obteve alta de 3,9%, superando inclusive São Paulo, que teve crescimento de 2,8%, segundo o IBGE.
Inserida nesse contexto de expansão econômica, a AHK Paraná é uma das principais articuladoras do ecossistema empresarial regional. Somente em 2024, a entidade organizou 65 eventos, que impactaram 1.732 pessoas entre executivos, especialistas, empresários e representantes do setor público.
“Conexões de valor movimentam a economia e criam caminhos para o crescimento conjunto. Por isso, cada evento da Câmara é planejado para gerar oportunidades reais, aproximar tomadores de decisão e fortalecer os laços entre empresas locais e internacionais”, afirma Augusto Michells, gerente regional da AHK Paraná.
Fomentando negócios bilaterais, inovação e capacitação
Representante oficial da economia alemã no estado há 53 anos, a AHK Paraná é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra uma rede global de 150 câmaras em 93 países. Atua de forma estratégica na promoção do comércio, inovação e internacionalização de empresas e reúne atualmente mais de 180 empresas associadas, incluindo indústrias líderes e multinacionais responsáveis por cerca de 8% do PIB do Paraná.
Sua atuação vai além da organização de eventos. A Câmara também promove networking com empresários, executivos e representantes de instituições alemãs, palestras, seminários e workshops com foco em inovação, ESG, soft skills, indústria 4.0 e sustentabilidade, feiras e missões empresariais, inclusive internacionais, além de intermediações de negócios e apoio à internacionalização de empresas brasileiras.
Além disso, a AHK Paraná atua como ponte para o intercâmbio de conhecimento e tecnologia, por meio de fóruns, palestras e encontros temáticos que conectam empresas com representantes do governo alemão, consulados, instituições de fomento e centros de pesquisa.
“Participar dos eventos significa estar em sintonia com as tendências do mercado, ampliar horizontes e, acima de tudo, gerar negócios. Além disso, os encontros proporcionam visibilidade e acesso direto a especialistas, líderes setoriais e tomadores de decisão”, reforça Lourdes Manzanares, diretora regional da AHK Paraná.
A cooperação entre o Paraná e a Alemanha é uma aliança estratégica para o desenvolvimento econômico do estado. Em 2022, a Alemanha foi o principal parceiro comercial do Paraná na Europa, com exportações de USD 557 milhões e importações de USD 932 milhões. Projetos como o Paraná Competitivo seguem atraindo investimentos em setores como logística, energia e tecnologia, além de fomentar iniciativas conjuntas em pesquisa e educação.
Reconhecida como uma das cinco melhores câmaras bilaterais do Brasil, a AHK Paraná é destaque pela qualidade dos seus serviços, contribuição ao PIB industrial do estado e papel estratégico na inserção de empresas alemãs no mercado brasileiro.
Sobre a AHK Paraná – Estimular a economia de mercado por meio da promoção do intercâmbio de investimentos, comércio e serviços entre a Alemanha e o Brasil, além de promover a cooperação regional e global entre os blocos econômicos. Essa é a missão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná), entidade atualmente dirigida por Lourdes Manzanares, a primeira diretora mulher da AHK Paraná.