Médico Costantino Costantini recebe medalha da Sociedade Paranaense de Cardiologia
A Sociedade Paranaense de Cardiologia – SPC vai homenagear o cardiologista Dr. Costantino Roberto Costantini, no próximo dia 30 de maio de 2025 com a Medalha “Heróis de Curar”. O médico, que completa 80 anos em junho deste ano, e segue atuante operando e conduzindo o Hospital Cardiológico Costantini, é o primeiro cardiologista a receber a honraria.
A escolha se deve ao trabalho de Costantini como precursor da cardiologia intervencionista. A entrega da medalha acontecerá na Associação Médica do Paraná, numa cerimonia organizada pela SPC.
O evento destacará marcos de sua carreira profissional, valorizando sua atuação inovadora. Em 1979, por exemplo, ele realizou a primeira angioplastia coronariana da América Latina , fato que evidencia seu pioneirismo na especialidade.
Dr. Costantino Costantini é também fundador do Hospital Cardiológico Costantini, o primeiro centro especializado em cardiologia do Brasil – único dedicado exclusivamente à especialidade em Curitiba. Inaugurado em 1991, o hospital completa 34 anos este mês e é considerado referência em cardiologia no Sul do Brasil e na América Latina . Desde 2012 a instituição mantém acreditação de excelência Nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).