Gateware fortalece modelo de Outsourcing em TI com foco na redução de passivos trabalhistas

Gateware fortalece modelo de Outsourcing em TI com foco na redução de passivos trabalhistas

Gateware fortalece modelo de Outsourcing em TI com foco na redução de passivos trabalhistas

Empresa é especializada em alocação estratégica para apoiar transformação digital e proporcionar conformidade legal em contratos de tecnologia 

Diante da necessidade de prover mais segurança jurídica e eficiência na gestão de equipes de tecnologia, as empresas têm apostado em modelos alternativos de contratação. Nesse cenário, a alocação de profissionais de TI vem se consolidando como uma solução estratégica para reduzir riscos e minimizar passivos trabalhistas.

Segundo dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST), mais de 3,5 milhões de processos foram julgados na Justiça do Trabalho em 2023, representando um aumento de 11,5% em relação ao ano anterior. Entre as principais causas de ajuizamento estão o não pagamento de horas extras, a rescisão indireta e a ausência no pagamento de benefícios.

Diante desse cenário, a Gateware, empresa curitibana com atuação nas áreas de tecnologia, inovação e outsourcing, tem registrado um crescimento expressivo na procura por serviços de alocação de profissionais de TI. “Nosso modelo de alocação é pensado para garantir segurança jurídica às empresas contratantes, evitando vínculos empregatícios inadequados e riscos trabalhistas futuros. Entregamos performance, mas com compliance”, explica Adriano Ignatti, executivo de negócios da Gateware.

O reconhecimento pelo mercado também se reflete no feedback dos clientes. Mariane Marins, era analista de negócios da Gateware, ressalta a experiência positiva que teve com a empresa e o impacto da alocação no seu dia a dia. “A Gateware não apenas oferece uma solução rápida, mas também mantém um acompanhamento contínuo da performance e da adaptação dos profissionais. A comunicação com a equipe da Gateware é sempre objetiva, transparente e sincera. A flexibilidade no processo é um diferencial importante para atender nossas necessidades.”

Esse cuidado no atendimento e na identificação precisa dos perfis profissionais se torna ainda mais relevante diante dos desafios do mercado. De acordo com pesquisa do MIT Sloan Management Review em parceria com a Deloitte, apenas 10% das empresas em estágio inicial de digitalização conseguem recrutar os talentos que desejam. A escassez de mão de obra qualificada no setor torna o outsourcing uma alternativa competitiva e estratégica para as organizações.

O processo de outsourcing permite que empresas que não são da área de tecnologia, mas que desejam criar ou fortalecer departamentos de TI, encontrem profissionais qualificados de forma rápida e eficiente. Além disso, o modelo garante contratações sob demanda, conforme a duração dos projetos, o que reduz custos fixos e flexibiliza a estrutura de pessoal.

Essa flexibilidade é acompanhada por um modelo de gestão que valoriza tanto a performance quanto o relacionamento. “Temos uma arquitetura de acompanhamento que vai além da contratação. Acompanhamos a jornada do profissional, o relacionamento com a equipe e as entregas. Nós cuidamos e zelamos tanto pela satisfação do cliente como a do alocado”, destaca Ignatti.

O modelo de alocação de profissionais de TI da Gateware permite que as empresas formem equipes por projetos específicos, de curto, médio ou longo prazo, sem a necessidade de manter colaboradores fixos após a conclusão das entregas. Outro ponto de destaque é a redução de custos, já que os contratos são definidos por tempo ou serviço prestado, diminuindo encargos e evitando variações inesperadas no orçamento.

A segurança jurídica também é um diferencial relevante, pois não há vínculo empregatício direto entre a empresa contratante e o profissional alocado, o que contribui para evitar ações trabalhistas e garante conformidade legal. Além disso, a alocação proporciona a agregação de expertise, trazendo profissionais atualizados, com bagagem técnica e experiência em diferentes projetos, que ajudam a impulsionar a performance da equipe interna.

Por fim, o modelo conta com um acompanhamento ativo e contínuo da jornada do profissional, desde a sua integração, escuta ativa e até a avaliação de desempenho – quando aplicável, assegurando uma adaptação eficaz ao ambiente e às demandas do cliente.

Sobre a Gateware – A Gateware é uma empresa focada em tecnologia, inovação, participante do Pacto Global da ONU no Brasil, parceira SAMSUNG SDS e SAP Partner Open Ecosystem. Com matriz localizada em Curitiba, no Paraná, também possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina e EUA. Atualmente, possui 150 funcionários e atua em quatro suítes: GW Value Strategy (PMO Gestão de Projetos e GMO Gestão de Mudanças), GW Outsourcing (Alocação de Profissionais de TI), GW Solution (Aplicativo LivID que realiza Prova de Vida e Recadastramento Digital por meio do reconhecimento facial e inteligência artificial, além da funcionalidade de Consulta de Óbito em todo território nacional) e GW Labs (Fábrica de Softwares Multiplataforma).

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *