Um dia inteiro para compartilhar conhecimento sobre economia solidária e empreendedorismo

Um dia inteiro para compartilhar conhecimento sobre economia solidária e empreendedorismo

O Projeto MEGA, desenvolvido pela GERAR (Geração de Emprego, Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional), promoveu no dia 15 de fevereiro, em Curitiba, o 2º Seminário MEGA: Ação Empreendedora e Economia Solidária.

Com 41 participantes, membros de associações de pequenos e microempreendedores, o evento permitiu o fortalecimento de lideranças e de organizações associativas. Um dia inteiro para compartilhar conhecimento sobre economia solidária e empreendedorismo.

Entre as autoridades que participaram do evento estavam Bernardo Santoro Machado, superintendente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Curitiba; Erivaldo Gabriel da Silva Junior, diretor da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária do Paraná; Rosângela Schioccet, presidente do Conselho Municipal de Economia Popular Solidária; e Luis Alvez Pequeno, representante em Curitiba da Secretaria Nacional de Economia Solidária. 

Além deles, estiveram presentes representantes de associações que reúnem empreendedores em diversas regiões do Paraná, como Dina Zanette, da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviços de São José dos Pinhais, e Gilmar Denck, gerente institucional da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa.

Segundo Michela Notti, coordenadora do Projeto MEGA, o evento foi um sucesso. “Tivemos um feedback muito positivo! Mais de 90% dos respondentes consideraram que o seminário ajudou com a liderança, gestão e networking”, afirmou a coordenadora.

Além das apresentações das associações, o evento contou com a Oficina de Liderança, ministrada pela psicopedagoga Cris Campos. A oficina abordou temas essenciais para o desenvolvimento de habilidades de gestão e liderança, fundamentais para o sucesso e continuidade das associações.

“A Oficina de Liderança surge como uma ferramenta para capacitar essas lideranças, ensinando-as a delegar funções e preparar a sucessão, garantindo a continuidade e o sucesso das associações”, disse Notti.

O Projeto MEGA tem como objetivo principal incentivar o associativismo e o empreendedorismo, oferecendo suporte técnico e capacitação para que as associações possam se consolidar na economia local.

“Nesse sentido, o Projeto Megasol, que atende as associações formadas em versões anteriores do MEGA, promove workshops, cursos de capacitação e feiras para que os associados possam vender seus produtos e/ou oferecer seus serviços”, contou a coordenadora.

Michela Notti ressalta que economia criativa e o empreendedorismo são pilares fundamentais para o desenvolvimento econômico do Brasil, especialmente em um momento em que a inovação e a diversificação de negócios se tornam cada vez mais necessárias: “A economia criativa, ao valorizar o talento, a cultura e a criatividade, gera empregos, movimenta setores estratégicos e promove a inclusão social. Já o empreendedorismo, especialmente o de pequeno porte, é responsável por grande parte da geração de empregos no país, contribuindo para a redução das desigualdades regionais e para o fortalecimento da economia local”.

O evento também destacou a importância do associativismo, que desempenha um papel crucial ao unir pequenos empreendedores em torno de objetivos comuns, permitindo que eles compartilhem recursos, conhecimentos e oportunidades. 

“Essa união não apenas fortalece a competitividade dos negócios, mas também amplia o acesso a mercados, melhora a capacidade de negociação e reduz custos operacionais. Além disso, o associativismo promove a sustentabilidade dos empreendimentos, ao fomentar práticas colaborativas e solidárias, essenciais para o crescimento coletivo e o desenvolvimento regional”, finaliza a coordenadora.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *