Academia do Coração do Hospital Costantini alcança 350 mil atendimentos

Estima-se que os praticantes da academia caminharam juntos, nos 17 anos de trabalhos da instituição, mais de 17 voltas em torno da circunferência da terra
No próximo dia 18 de fevereiro, terça-feira, a Academia do Coração do Hospital Cardiológico Costantini vai comemorar uma conquista histórica: a marca de 350 mil atendimentos realizados. Criada em novembro de 2007, a academia é um centro especializado voltado para portadores de doenças crônicas e proporciona um ambiente seguro e supervisionado para a prática de exercícios físicos.
O projeto foi idealizado pelo médico cardiologista Costantino Costantini, grande defensor da prática de atividade física como forma de prevenção de doenças cardíacas. O fisioterapeuta e professor PhD Rafael de Macedo é o responsável pela Academia do Coração e explica que a estrutura de 700 metros quadrados foi projetada para receber equipamentos modernos de musculação, esteiras, bicicletas, elípticos e dispositivos específicos de fisioterapia de forma a proporcionar aos alunos a máxima segurança no desenvolvimento de programas de condicionamento físico.
Além de todo o acompanhamento multidisciplinar, há uma sala de emergência dentro do próprio espaço, para assegurar o atendimento rápido em caso de necessidade. O trabalho é conduzido por uma equipe composta por médicos, fisioterapeutas, nutricionista e educadores físicos altamente qualificados, o que resulta em um cuidado integral e individualizado aos alunos.
Atualmente, a academia realiza cerca de 110 atendimentos diários, com os alunos frequentando o espaço de duas a seis vezes por semana. “Os exercícios são prescritos de forma personalizada, visando o máximo benefício do treinamento”, ressalta.
Ao longo desses anos de funcionamento, estima-se que os alunos tenham percorrido cerca de 700 mil quilômetros durante as sessões de treinamento, considerando uma média subjetiva de dois quilômetros caminhados por atendimento. “Temos alunos que chegam a percorrer até oito quilômetros por sessão, enquanto outros realizam atividades diferentes, mas essa média nos dá uma ideia do impacto do nosso trabalho”, comemora.
A previsão de atingir os 350 mil atendimentos em 18 de fevereiro é baseada no sistema de controle implantado desde a inauguração do espaço, que registra cada atendimento realizado. Essa marca reflete não apenas a relevância da academia dentro do Hospital Cardiológico Costantini, mas também o compromisso com a saúde cardiovascular e o bem-estar dos pacientes. A iniciativa do projeto, único no Brasil, reforça o trabalho do Hospital Cardiológico Costantini e toda a equipe na reabilitação e especialmente na prevenção das doenças coronarianas.