Família: como pais e filhos podem estreitar o relacionamento?

Família: como pais e filhos podem estreitar o relacionamento?

Influência dos adolescentes no comportamento de consumo das famílias é oportunidade para aproximação entre as diferentes gerações

O destino das férias de verão e uma série de atividades que envolvem o dia a dia das famílias não é mais uma decisão exclusiva dos pais. Nos últimos 5 anos, o poder de influência da Geração Alpha aumentou consideravelmente nos hábitos de consumo dos brasileiros. Com voz ativa em casa, os adolescentes vêm mudando as tendências de compra e obrigando as marcas a se reposicionarem no mercado. 

A “participação” de quem tem menos de 15 anos nas compras da família cresceu de forma bastante intensa. Nascidos a partir de 2010, em um mundo totalmente digital, eles não só mudam os padrões e comportamentos familiares como exigem estratégias robustas das empresas que desejam se relacionar com esse público. 

As pesquisas provam isso. A influência dos adolescentes vai das compras no supermercado à escolha de um carro ou imóvel, passando por viagens nacionais e internacionais ou pela aquisição de produtos como material escolar. Nem mesmo itens como eletrônicos e eletrodomésticos ficam fora da lista. 

De acordo com o professor doutor Sérgio Czajkowski Júnior, especialista em comportamento do consumidor e pesquisador de tendências de mercado, 81% dos lares brasileiros têm decisões de consumo influenciadas por crianças e adolescentes. Esse percentual sobe para 88% quando as compras são realizadas em shoppings e supermercados. 

Cientes de que metade dos brasileiros de até 15 anos já têm smartphones próprios e os utilizam diariamente, grandes redes varejistas estão adaptando seus pontos de venda. O principal investimento está na valorização de políticas omnichannel (integração de lojas físicas e virtuais) com o objetivo de contemplar, de forma privilegiada, as preferências da Geração Alpha. 

“Essa tendência obrigou as marcas a traçarem novas estratégias mercadológicas para ‘conversar’ com esse público sem desagradar quem, de fato, ainda paga as compras. Assim como as empresas, os pais também podem aproveitar essa oportunidade para se aproximar dos filhos”, diz o professor do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima, o maior ecossistema de educação de ensino superior privado do país. 

O que o mercado tem a ensinar aos pais?

Segundo Sérgio Czajkowski Júnior, assim com o mercado, verão também molda o comportamento dos consumidores brasileiros, já que mais 80% das famílias aproveitam as férias escolares para interagir com mais intensidade com seus filhos. “Por que, então, não abrir espaço para estratégias criativas e melhorar a interação com os adolescentes? As férias escolares são uma excelente oportunidade para pais e filhos se conectarem”, recomenda o especialista. 

Dados da pesquisa “Férias Escolares: para onde vai o dinheiro dos pais”, realizada pelo Serasa Comportamento e o Instituto Opinion Box em 2024, mostram que 61% das famílias incluem viagens nos planejamentos de férias. 

No entanto, o professor do UniCuritiba lembra que não é preciso ir longe para aprimorar o relacionamento e ter tempo de qualidade com os filhos. “Brinquedos de montar, jogos, passeios de aventura e outras atividades em grupo são excelentes opções para fortalecer as conexões entre os membros de uma mesma família”, ensina. 

Sobre o UniCuritiba

Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.

Mirella Pasqual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *