Valmet faz parte da maior Parada Geral da história da Klabin

Valmet faz parte da maior Parada Geral da história da Klabin

Multinacional finlandesa realiza grande parte das manutenções de máquinas e equipamentos durante Parada Geral na Unidade Ortigueira, da Klabin

Durante o mês de julho, mais de 5 mil profissionais, entre colaboradores da Valmet e de outras empresas parceiras da Klabin, estiveram envolvidos na Parada Geral da unidade de Ortigueira, localizada no Paraná. A Valmet, líder no desenvolvimento de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, conduziu ao longo de 10 dias, uma série de atividades essenciais dentro da planta da empresa brasileira. Esta foi a terceira parada operacional desde o start-up da linha 2 da fábrica, exigiu planejamento meticuloso, execução eficiente, e gerenciamento alinhado às expectativas e necessidades do cliente, um dos principais players do setor de papel e celulose. 

As atividades da Valmet nesse período incluíram: manutenção das linhas de fibras kraft 1 e 2; manutenção no CL1000 do digestor e nas Máquinas de Secagem 25 e 26; reparo geral nas condições originais do rolo Symbelt das Máquinas de Secagem 25 e de Papel 27; manutenção das Máquinas de Papel 27 e 28; coordenação e supervisão na Caldeira de Recuperação 1 e no sistema de evaporação; extração de smelt; e lavagem da fornalha da Caldeira de Recuperação 1, além das atividades de acompanhamento da repartida da planta. Esta foi a primeira Parada Geral da MP28, responsável pela fabricação de papel cartão revestido de alta qualidade com três camadas, e da Linha de Fibras 2. 

O gerenciamento eficaz do escopo da Valmet na Parada Geral também contou com o conhecimento dos spare parts experts, profissionais especializados em tecnologias específicas de peças de reposição, com amplo conhecimento do processo produtivo e das especificidades de cada planta industrial. Eles foram responsáveis pelo Shutdown Planning — planejamento prévio à Parada Geral — e trabalharam com o suporte das equipes de Assistência Técnica, Engenharia e outros departamentos de suporte. “A Valmet nos ajudou bastante com soluções para sobressalentes. A parceria, no sentido de buscar soluções para reunir todos os materiais e os recursos necessários para a Parada, foi muito importante na etapa de preparativos e planejamento”, explica o gerente de manutenção de celulose da Klabin, Carlos Renê.

A Valmet reuniu uma equipe de 13 experts que conduziram todos os preparativos, desde a chegada das peças, passando pela separação por área de aplicação e sua identificação e conferência até a análise e potenciais melhorias do processo. Além disso, durante toda a Parada Geral, foi designado um expert para cada área da unidade industrial para atender as demandas de sobressalentes durante a execução do serviço, otimizando o tempo dos serviços. Destaca-se ainda a utilização do ePartsbook, catálogo eletrônico de sobressalentes que possibilita o fácil acesso a desenhos de conjunto e lista de peças dos equipamentos, possibilitando resposta imediata às necessidades levantadas durante a PG.

A Klabin destacou o dedicado planejamento como um dos pontos fortes da atuação da Valmet. Uma vez que envolve um planejamento detalhado para minimizar o impacto na produção, o desenvolvimento de um plano minucioso de todo o processo e a criação de um projeto se tornam indispensáveis para que a PG ocorresse dentro do tempo estipulado e com o mínimo de imprevistos possíveis.

“O trabalho de Parada Geral começa muito antes do início efetivo da operação, já que o planejamento é um fator crucial para o sucesso. Durante a preparação, a Valmet garantiu a qualidade técnica da mão de obra e a segurança na execução. Contamos com um suporte técnico bem estruturado, com profissionais experientes acompanhando de perto a parada. Foram mais de 5 mil colaboradores trabalhando na planta industrial durante o evento, e a segurança, o conhecimento, a sinergia entre as equipes e a expertise fizeram toda a diferença. A Valmet teve quase 800 pessoas atuando nas atividades, e o envolvimento e o detalhamento do seu time foram fundamentais, especialmente nas linhas de fibra Kraft”, comenta Renê. Para alcançar esse resultado, a metodologia de trabalho da multinacional finlandesa segue rigorosamente os pilares de planejamento, conhecimento e análise crítica pós-Parada Geral.

“O pedido foi realizado no primeiro trimestre do ano, e iniciamos o planejamento estratégico da Parada Geral junto ao time de contrato e vendas. Alinhamos as frentes de trabalho, o cronograma e toda a estrutura da operação. Na fase de execução dos serviços, dedicamos uma equipe especializada para acompanhar toda a parada in loco, além de realizar o acompanhamento pós-execução de forma remota. Com um time qualificado, integrando profissionais da Finlândia e do Brasil, a PG foi um sucesso”, comemora o gerente de atendimento da Valmet para Klabin, Jonatan Melo.

A complexa e abrangente Parada Geral da Klabin assegura que a fábrica se mantenha competitiva, colaborando para que a empresa obtenha melhores resultados em termos de disponibilidade, custo de produção e prazo de entrega.

O gerente industrial da empresa brasileira, Anderson Tomé, também destaca o trabalho colaborativo entre a Klabin e a Valmet na preparação da Parada Geral. “O planejamento desta PG foi extremamente detalhado. Integrar a equipe da Valmet na unidade, acompanhando toda a fiscalização e traçando as estratégias em conjunto, trouxe confiabilidade e precisão aos trabalhos executados”. 

Sobre a Valmet

A Valmet possui uma base global de clientes em diversas indústrias de processo. Somos líderes globais no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia e, com nossas soluções de automação e controle de fluxo, atendemos uma base ainda mais ampla de indústrias de processo. Nossos mais de 19.000 profissionais em todo o mundo trabalham próximos aos nossos clientes e estão comprometidos em impulsionar o desempenho de nossos clientes – todos os dias. A empresa tem mais de 220 anos de história industrial e um forte histórico de melhoria e renovação contínuas. As vendas líquidas da Valmet em 2023 foram de aproximadamente 5,5 bilhões de euros. As ações da Valmet estão listadas na Nasdaq Helsinki e sua sede fica em Espoo, na Finlândia. 

Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,6 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente no Paraná, investiu mais de R$ 36 bilhões nos últimos 10 anos, e gera mais de 16 mil empregos (entre próprios e terceiros), em mais de 25 municípios próximos das operações da Companhia, principalmente, na região dos Campos Gerais. A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade.

A área florestal da Companhia no estado compreende o total de 487 mil hectares, sendo mais de 203 mil de áreas de conservação. A Klabin também mantém um Parque Ecológico, na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba, para fins de pesquisa e conservação, atuando no acolhimento e reabilitação de animais silvestres vítimas de acidentes ou maus-tratos, auxiliando o trabalho de órgãos ambientais. Além de contribuir para a preservação da flora e fauna da região, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável. Na região dos Campos Gerais a Klabin desenvolve boa parte dos seus programas socioambientais, com destaque para o Semeando Educação, “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, Matas Legais, Programa de Resíduos Sólidos, Programa Klabin Caiubi, Força Verde Mirim e Protetores Ambientais.

A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação na carteira Global. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *