Curitiba sedia 1° Congresso Brasileiro de Criminologia
Curitiba sedia 1° Congresso Brasileiro de Criminologia
Evento no dia 6/11, no UniCuritiba, vai discutir temas como o uso de tecnologia em investigações criminais, coleta de dados periciais em mortes suspeitas e psicologia investigativa
Curitiba reunirá no dia 6 de novembro grandes nomes da Criminologia, do Direito e das Ciências Jurídicas durante o 1º Congresso Brasileiro de Criminologia. Realizado pelo UniCuritiba, primeira instituição de ensino superior do país a oferecer graduação na área, o evento vai debater o futuro da investigação criminal e os desafios da justiça no Brasil.
As palestras começam às 8h30, no auditório do Campus Milton Vianna Filho (rua Chile, 1.678, bairro Rebouças) e se estendem até meio-dia, sendo retomadas à noite, a partir das 19 horas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link https://bit.ly/congressocriminologia.
Um dos temas em análise será o Caso Evandro, como ficou conhecido o assassinato do menino Evandro Caetano. O crime ocorreu no litoral do Paraná, nos anos 1990, e chocou o Brasil. Mais de 30 anos depois, continua em discussão nos cursos de Criminologia, Direito, Perícia e entre estudiosos da área criminal e jurídica.
A palestra “O Caso Evandro: um olhar criminológico sobre a construção da verdade” está marcada para as 10h20, com a participação da advogada ativista de Direitos Humanos e das condições dos presos no Paraná, Dra. Isabel Kugler Mendes, e do advogado criminalista que atuou em defesa de acusados do caso, Dr. Antonio Figueiredo Basto. A mediação é da professora do UniCuritiba, Marcia Leardini.
Abertura do evento
A palestra de abertura do evento, às 8 horas, ficará por conta do Professor Doutor Marco Aurélio Nunes da Silveira, responsável pela criação do curso superior de Criminologia do UniCuritiba – instituição da Ânima Educação. Marco Aurélio falará sobre “O desenvolvimento da criminologia no Brasil e a importância da formação superior do criminólogo”.
Às 9h30, Denis Lino, mestre em Psicologia Forense e Investigativa pela University of Liverpool e doutorando em Psicologia pela UFPE abordará o tema “Psicologia forense e criminologia”. Participam do debate o advogado criminalista Khalil Pacheco, presidente da Associação Brasileira de Bacharéis em Criminologia, e outros membros da entidade.
Para fazer a palestra “A tecnologia associada na investigação criminal”, às 19 horas, o convidado é o Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer. Logo na sequência, o delegado da Polícia Civil do Paraná no Grupo TIGRE, professor Cristiano Quintas, apresentará o tema “Investigação policial sob o viés criminológico”. A mediação será da professora do UniCuritiba, Muriel Muraro.
Em seguida, a psicóloga perita Ceres Helena Canali, com especialização em crimes passionais e mestre em crimes sexuais pela Associazione Internazionale di Scienze Forensi (Itália) falará sobre “Psicologia investigativa e criminologia”. Às 9h30, o professor e médico legista Bruno Trevisan Zacharias apresenta a palestra “Coleta de dados periciais na investigação de mortes suspeitas”. O tema será mediado pela professora do UniCuritiba, Michelle Cabrera.
Serviço:
O quê: 1º Congresso Brasileiro de Criminologia
Quando: 6/11 (quarta-feira), das 8h às 12h e das 19h às 22h
Onde: UniCuritiba – rua Chile, 1.678, bairro Rebouças
Quanto: gratuito
Inscrições em https://bit.ly/congressocriminologia.
Sobre o UniCuritiba
Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.
Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.
Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.