Jornada da Prevenção promove a conscientização sobre o câncer de mama

Jornada da Prevenção promove a conscientização sobre o câncer de mama

Jornada da Prevenção promove a conscientização sobre o câncer de mama

Evento gratuito e aberto ao público é promovido pela Estácio Curitiba com participação de institutos e ONGs, na próxima terça (22), na sede da instituição, no Cristo Rei

A Estácio Curitiba promove, na próxima terça-feira (22), a Jornada da Prevenção, evento gratuito e aberto ao público, que ocorrerá a partir das 15h na sede da Instituição. A ação, que está em sua terceira edição, contará com palestras, atividades interativas e exposições voltadas para a conscientização sobre o câncer de mama, esclarecimento sobre os direitos da pessoa com a doença e formas de prevenção com a participação de alunos e professores.

“Já estamos no terceiro ano da Jornada da Prevenção, que é um evento acadêmico aqui da Estácio Curitiba e tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama”, diz Lucimara Bortoleto, gerente acadêmica da Estácio Curitiba. A Jornada, conta ela, oferece uma programação diversificada com palestras e atividades interativas e tem como foco principal a educação preventiva, promovendo a sensibilização sobre exames periódicos, autoexames e hábitos saudáveis.

A palestra principal fica por conta da presidente da ONG Humsol, Simone Beck. Ela abordará o câncer de mama, tema central do evento. A agenda inclui ainda a palestra “Neroestética: olhar para uma pessoa careca”, a ser ministrada por Ana Meneses, voluntária em questões voltadas ao câncer de mama e acolhimento emocional. A Jornada da Prevenção também terá a participação online de André Torres, da ONG Caçadores de Medula, que discutirá a importância da doação de medula. Na sequência Caroline Costa, do Instituto Acolher a Dor com Amor, fará uma palestra com o mesmo nome da ONG. A partir das 16h45, Maria Hupala, da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), falará sobre linfomas, leucemia e doenças raras do sangue. A organização do evento, assim como a escolha e o convite aos palestrantes, foi realizada por alunos e professores do curso de Psicologia, sob a coordenação da psicóloga e coordenadora do curso, Jocely Burda.

Além das palestras, faz parte do evento, o testemunho de três mulheres: funcionária, professora e aluna da Estácio Curitiba, que vivenciaram o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama. Outro ponto alto do evento são as atividades práticas e interativas, como a exposição do curso de Enfermagem, que permitirá aos participantes experimentar o autoexame das mamas em próteses que simulam tumores. O curso de Fisioterapia distribuirá folhetos com orientações sobre o autoexame e hábitos saudáveis, reforçando a importância de práticas preventivas.

Outro destaque será a participação do curso de Direito, que compartilharão uma cartilha digital sobre os direitos das pessoas com câncer. Por meio de um QR Code, os visitantes poderão acessar informações sobre direitos previdenciários, civis e trabalhistas, promovendo a conscientização sobre as garantias legais que auxiliam os pacientes oncológicos.

O evento será encerrado com atividades físicas conduzidas por Rafael Braga, coordenador do curso de Educação Física, seguida de uma palestra sobre alimentação saudável, ministrada pela professora Camila Pazello, coordenadora do curso de Nutrição. Na semana seguinte à Jornada da Prevenção, a programação terá continuidade com uma campanha de doação de sangue para o Hemepar, ampliando a mobilização da comunidade em prol da saúde e do bem-estar coletivo.

Serviço:

Jornada da Prevenção

Dia: 22 de outubro

Horário: das 15h às 17h30

Local: Estácio Curitiba (Avenida Souza Naves, 1715 – Cristo Rei)

Inscrições: gratuitas e no local

Mirella Pasqual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *