Maringá: Silvio Barros é o mesmo ou apenas um produto de marketing?
O ex-prefeito Silvio Barros enfrentou vários problemas durante sua gestão, como a maior greve de servidores públicos de Maringá e diversos escândalos envolvendo secretários. Silvio saiu da prefeitura com 40 processos.
Contudo, ele afirma que isso não é culpa sua, mas sim do “promotor de justiça”. Silvio parece ter passado por uma transformação milagrosa. Não podemos esquecer que, ao fazer seu sucessor Pupin, os problemas continuaram, já que quem comandava as decisões era seu irmão Ricardo Barros durante todo o mandato de Pupin. Hoje, com a pré-candidatura a prefeito de Maringá, Silvio Barros apresenta-se completamente renovado.
Se antes ele evitava debates por ser de uma religião que não permitia compromissos após o pôr do sol nas sextas-feiras, agora Silvio Barros também não quer debater com os demais candidatos na TV, para evitar ser questionado sobre diversas promessas que fez e não cumpriu, mas que agora volta a prometer. Silvio visita festas juninas de outras igrejas, mesmo sendo aos sábados, em horários que antes seriam impensáveis para ele. Frequenta a feira e até tira foto com pastel, mesmo que não o aprecie. Participa de encontros com fabricantes de cerveja, algo que antes provavelmente era um tabu. Sua esposa, que não apareceu em sua primeira campanha, hoje dança com ele em vídeos para a internet e em festas populares, algo que nunca fizeram antes da pré-campanha. Nos últimos 12 anos, Silvio Barros visitou várias partes do mundo, mas só agora, nos últimos 30 dias, é visto pelos bairros de Maringá.
O Silvio pré-candidato é o mesmo de quando foi prefeito e não conseguiu resolver o problema do lixo na cidade. Curiosamente, em uma entrevista, chegou a atribuir a não solução do problema parte à Igreja Católica. Agora, é o Silvio que tem solução para tudo e promete, mais uma vez, o que não cumpriu. Será que devemos nos encantar por esse Silvio que sorri, cumprimenta a todos e tem um comportamento claramente dirigido por marketeiros profissionais?
Resta saber qual Silvio vai governar Maringá em uma possível vitória: o verdadeiro ou o produto de marketing? Ou será que ele vai realmente governar, deixando o irmão Ricardo Barros continuar a dar as cartas, como fez durante os seus oito anos de mandato e mais quatro da gestão Pupin?
Veja uma das várias manifestações realizadas durante a Gestão Silvio Barros