Fakim: Jovem Pan Maringá investe na desinformação?
Fakes na programação da Jovem Pan Maringá não são novidade. Isso já foi questionado por um participante que não faz mais parte do quadro de funcionários por ter abordado o assunto no ar. Hoje, o comentarista que também é advogado recém-formado, Kim Rafael, soltou mais uma desinformação, ou mentira, ou fake, como alguns costumam chamar.
Âncora da Jovem Pan paga geral a comentaristas: “contenham as fake news”
Kim Rafael, ou por estar mal informado, por maldade, ou a serviço de algum pré-candidato a prefeito, afirma que a prefeitura de Maringá está quase sem crédito para fazer empréstimos, o que não é verdade. Infelizmente, esse tipo de informação falsa acaba conduzindo outras pessoas ao erro. Por ser advogado e comentarista, antes de fazer um comentário como esse, Kim deveria procurar saber a verdade. Não podemos confundir o direito de expressão com o direito de espalhar mentiras pelos meios de comunicação. A Jovem Pan Maringá precisa verificar esse tipo de atitude de comentaristas que não sabem o que estão comentando, pois comunicação é algo importante na comunidade e não pode ser feita de qualquer jeito. Uma pequena pesquisa desmente o fake contado pelo comentarista da Jovem Pan e em nenhum momento contestado pelo apresentador e chefe de jornalismo da emissora. Veja:
Como podemos observar no gráfico, a prefeitura tem limite para pegar o empréstimo que precisar e quando precisar, sem comprometer a saúde financeira do município, além de contar com um crédito de 200 milhões que pode ser utilizado por esta ou por outra administração. Maringá, se esta ou outra administração precisar de crédito, poderá emprestar até 2,89 bilhões, bem diferente do comentário fake que Kim Rafael fez na bancada da Jovem Pan Maringá. Jornalismo se faz com responsabilidade e comentários baseados em fontes verdadeiras, não dá para ser apenas achismo ou oba-oba.
Maringá é nota A no Capag, segundo avaliação da STN – Secretaria do Tesouro Nacional.
Pelo jeito, Kim se sai melhor como contador de piadas no final do programa de sexta-feira, pois como comentarista ainda falta pesquisar muito e adquirir mais conhecimento.
Baixa Audiência: Nem Sergio Moro atrai Público para o Canal da Jovem Pan Maringá no YouTube?
Só uma dica: não permita que a falta de maturidade ao verificar a fonte contamine sua conduta profissional como advogado, pois, se isso acontecer, poderá prejudicar seus clientes. E quando será que a direção da Jovem Pan Maringá vai se preocupar em fazer jornalismo em vez de se basear em achismos?