Marialva: vereador Rafael Poly quer chamar atenção, mas acaba cometendo crime?
Vereador sai do tubo, mas pode entrar pelos canos em meio a polêmicas.
Com a maioria absoluta dos votos, o vereador Rafael Poly (PSD), da Câmara Municipal de Marialva, teve seu mandato temporariamente suspenso. A decisão foi tomada com 5 votos favoráveis pelos vereadores, devido à conduta adotada por Rafael Poly na madrugada do dia 11 de novembro de 2021, no PA do Município, considerada uma falta contra a ética parlamentar.
Esta semana, o vereador buscou manter sua visibilidade político-midiática de maneira controversa. Em um vídeo divulgado, Rafael Poly aparece durante a instalação de um semáforo, emergindo de um tubo de concreto. No entanto, ao invés de abordar questões pertinentes ao trabalho legislativo ou à infraestrutura do município, o vereador utiliza linguagem inadequada, afirmando que a prefeitura estaria realizando uma “baianada”.
É importante destacar que o termo “baianada” é considerado xenofóbico, podendo caracterizar um crime, uma vez que a xenofobia envolve ódio, receio, hostilidade e rejeição em relação a pessoas de origens ou culturas diferentes. Este comportamento é socialmente inaceitável e pode acarretar consequências legais e políticas para o vereador.
A suspensão anterior do mandato e as alegações de xenofobia podem contribuir para que o vereador enfrente não apenas a cassação do mandato, mas também possíveis responsabilidades legais por suas declarações inadequadas. A sociedade e as autoridades locais devem estar atentas a essas questões, promovendo a responsabilização e a manutenção da ética no ambiente político.
Pinga Fofoca: Rei do Fake ataca novamente
Quanto à instalação de semáforos pela prefeitura, dois equipamentos serão implementados para organizar o trânsito no Centro de Marialva. Nesta fase inicial, as barras de sustentação começaram a ser fixadas, e na próxima semana, os semáforos começarão a operar com o sinal amarelo intermitente.
Um dos semáforos será instalado no cruzamento da Avenida Rui Barbosa com a Avenida Cristovão Colombo, escolhido por ser o local com maior registro de acidentes, segundo a Secretaria de Trânsito e Segurança Pública. O outro equipamento será implantado no cruzamento entre as Ruas Washington Luís e Papa João XXIII, na Praça Santos Dumont, para auxiliar na organização do trânsito, principalmente em horários de pico.
Estudos adicionais estão em andamento para a instalação de novos semáforos em locais estratégicos. Além disso, a prefeitura está finalizando um projeto para melhorar o trânsito na Avenida Colombo, desde a entrada da cidade até o cruzamento com a Rua João Martins Tosta Sobrinho. O projeto inclui a continuação da marginal do lado direito, alargamento da faixa de rolamento, novos pontos de estacionamento, faixa de conversão e giratórias, com a elaboração do edital de licitação em fase de conclusão.