Confira 6 grandes dúvidas sobre alinhadores transparentes

Com o tratamento cada vez mais popular, cresce a busca por informações
Os alinhadores transparentes são aparelhos ortodônticos removíveis, produzidos com alta tecnologia e material flexível e transparente, oferecendo mais conforto para os pacientes. Por serem quase imperceptíveis, tornaram-se uma opção estética muito procurada. Confira e tire as principais dúvidas sobre esse tratamento.
Como funcionam os alinhadores?
O tratamento é totalmente personalizado. O processo começa com uma avaliação profissional detalhada, onde o dentista realiza um escaneamento digital da boca para elaborar um plano de tratamento. O uso de um software especializado permite visualizar a progressão do tratamento até o resultado final. Com base nesse plano, os alinhadores são produzidos por fabricantes como a ClearCorrect e enviados ao dentista, que entregará ao paciente e o orientará com relação ao uso adequado. São vários alinhadores, geralmente trocados a cada duas semanas, e cada um move os dentes gradualmente até a posição planejada, corrigindo problemas de alinhamento e oclusão.
São indicados para todos os casos?
O alinhador é eficaz para tratar diversos problemas ortodônticos, incluindo casos mais complexos. No entanto, é o especialista que pode indicar qual a melhor opção para cada paciente.
Os alinhadores são confortáveis?
Sim, o conforto é uma das principais vantagens. Embora a movimentação dos dentes, que acontece em todos os tipos de tratamento ortodôntico, possa causar algum nível de incômodo, os pacientes relatam que com os alinhadores o incômodo é menor em comparação com os aparelhos tradicionais. Isso ocorre porque o material plástico utilizado nos alinhadores é suave e se adapta bem aos dentes
Quanto tempo dura o tratamento?
Varia conforme o caso. Em diversas situações, os alinhadores corrigem o posicionamento dos dentes mais rapidamente que outros tipos de aparelho. Mas, para isso, é essencial usá-los corretamente e pelo tempo necessário, e trocá-los nos períodos determinados.
Devem ser retirados para comer e escovar os dentes?
Sim, e este é outro grande benefício. Como são removíveis, possibilitam uma alimentação sem restrições e facilitam muito a higiene bucal, que é fundamental antes de recolocar os alinhadores.
Crianças podem usar alinhadores?
Sim. O tratamento precoce pode prevenir complicações futuras. A dentista especialista em Ortodontia da ClearCorrect, Fernanda Santini, destaca que a avaliação profissional é essencial para diagnosticar e tratar problemas ortodônticos precocemente. “Vai depender muito do tipo de problema que a criança apresenta. Por isso, é muito importante a avaliação de um profissional na indicação do uso. Se a criança, por exemplo, passa por uma perda precoce de dentes, não tem espaço adequado na boca ou tem um grande desalinhamento dos dentes, e tudo isso é tratado precocemente, podemos evitar um problema maior futuramente. Por isso, é super importante levar a criança ao dentista, para que o diagnóstico aconteça o quanto antes e se evite problemas maiores no futuro”, explica.