Acipar investe em nova sede e mira liderança no mercado de lubrificantes no Paraná

Com 53 anos de atuação, a Acipar Lubrificantes se prepara para um novo salto de crescimento no setor automotivo. Fundada em Curitiba no ano de 1972, a companhia iniciou distribuindo lubrificantes multimarcas e filtros e, desde 1989, mantém a exclusividade da distribuição ExxonMobil no Paraná — parceria que se mantém sólida há mais de 35 anos. Atualmente, é distribuidora autorizada Moove para Lubrificantes Mobil™ e Tirreno, além de oferecer um portfólio diversificado de produtos complementares para segmentos como automotivo, industrial, frotas e agro.

Com uma carteira de mais de 18 mil clientes, sendo cerca de 6 mil ativos, a Acipar detém aproximadamente 10% do mercado paranaense de lubrificantes, chegando perto de 40% de participação no segmento de motos. A operação movimenta 800 mil litros por mês, ou 9,6 milhões de litros ao ano, e cresceu 45% nos últimos cinco anos.

Para sustentar esse avanço, a empresa prepara a inauguração de uma nova sede em Pinhais (PR), projetada para armazenar até 3 milhões de litros e atender as necessidades de expansão pelos próximos dez anos. A logística é apoiada por frota própria e complementada por transportadoras parceiras para rotas no interior do estado.

“Nosso crescimento não está apenas na estrutura física — investimos fortemente na capacitação da equipe, com treinamentos personalizados por canal e linha de produto, para mantermos qualidade e eficiência em cada etapa”

Luiz Alberto Gomes Jr., diretor-executivo da Acipar.

Dentro desse cenário, a Acipar aposta também em diferenciais ambientais e operacionais. A empresa integra o Programa Jogue Limpo, iniciativa nacional voltada para logística reversa de embalagens plásticas e óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC). Outra frente é o Troca Inteligente Mobil, solução de troca de óleo a granel que reduz desperdícios e elimina o uso de embalagens individuais, contribuindo para a sustentabilidade.

Com cerca de 100 colaboradores distribuídos entre as áreas comercial, administrativa, marketing, pessoas, tecnologia, financeiro, operações e logística, a empresa mantém o foco em inovação e atendimento personalizado. “Nosso compromisso é unir qualidade, tecnologia e responsabilidade ambiental, ao mesmo tempo em que ampliamos nossa presença e relevância no mercado”, finaliza Luiz Alberto.

O Diário do Paraná

Notícias do Estado do Paraná. Jornalismo sério, responsável e de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *