Procon em Domicílio encerra cobrança por serviço não solicitado

Atender quem está com algum problema nas relações de consumo, mas não pode sair de casa. Assim o Procon de Maringá resolveu na manhã de hoje (23) o caso de um aposentado acamado que estava com um problema com a operadora de telefonia Vivo. Miguel de Sales, 71 anos, está com sequelas após um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e faz tratamento em casa. Por isso, a esposa dele, Elizabeth Altafin de Sales, 66 anos, solicitou o Procon em Domicílio para encerrar a cobrança pela instalação de internet na linha telefônica que o casal tem em casa, no conjunto Branca Vieira, na Zona Norte, da cidade. 

A Expoingá não pode ser apenas uma Explora- Ingá

Eles receberam contato da Vivo avisando que seria preciso trocar o plano deles pelo novo sistema de fibra ótica no bairro. Com isso, o novo plano teria internet, passando da conta mensal de R$ 25 para R$ 160. Mas, o casal não usa internet e queria manter apenas o plano simples, com linha telefônica. Após mais de dez tentativas pelo telefone, sem conseguir manter o plano original e sendo induzida a ter outro plano, com serviço que não precisa e já recebendo conta mais cara, Elizabeth Sales entrou em contato com o órgão de defesa do consumidor para resolver o problema.

Diretor do Procon Flávio Mantovani
Diretor do Procon Flávio Mantovani

O caso foi resolvido hoje em menos de 20 minutos, após contato telefônico da base móvel do Procon com a operadora Vivo. A conversa aconteceu na varanda da residência do casal. “É importante o cliente não aceitar serviços ou produtos que não precisa”, alerta o coordenador do Procon, Flávio Mantovani, que acompanhou o atendimento e participou da negociação com a operadora. “Não aceite imposições das empresas. Em caso de dúvida, não aceite os serviços e não assine documento. Entre em contato com o Procon para ter certeza do que precisa fazer”. 

RESOLVIDO – O atendente da Vivo informou que o serviço original seria mantido para o casal e que não haveria aumento de valor na conta. O Procon acompanhará o caso para verificar se o acordo será cumprido pela telefonia. Esse foi o quinto atendimento do Procon em Domicílio desde que o serviço foi implanto pela gestão Ulisses Maia em março desse ano. Quem precisar do Procon em Domicílio, pode entrar em contato pelo telefone 151 para agendar a visita. 

Confira os casos:

• 7 de março de 2023 – professora idosa x telefonia;

• 7 de março – dona de casa x loja esportiva;

• 21 de março – dona de casa cadeirante x Sanepar;

• 2 de maio – aposentada com problema de locomoção x banco ;

• 23 de maio – acamado aposentado x telefonia.

Texto e fotos: Andye Iore / Procon 

O Diário do Paraná

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