Live commerce ganha espaço na estratégia de grandes empresas

Live commerce ganha espaço na estratégia de grandes empresas

As transmissões ao vivo com foco em vendas, conhecidas como live commerce, vêm ganhando protagonismo no Brasil. Segundo a pesquisa Social Commerce 2.0 – Tendências de consumo nas redes sociais, realizada pela Opinion Box em parceria com a All iN, 28% dos brasileiros já realizaram compras por meio de transmissões ao vivo, convertidos por vantagens como descontos exclusivos, interação com influenciadores e demonstrações em tempo real.

A Soldiers Nutrition, uma das principais marcas de suplementos alimentares e esportivos, iniciou seus testes com o formato em meados de 2024, com transmissões na Shopee. A resposta do público engajado e receptivo a lançamentos e promoções impulsionou a expansão da estratégia para novas plataformas, como o TikTok, e consolidou as lives como um dos pilares do marketing digital da empresa.

"Enxergamos no live commerce a união entre entretenimento, informação e urgência. É uma forma de estarmos mais próximos do consumidor e explicar o diferencial dos nossos produtos em tempo real", explica Rafael Pereira, head de marketing da empresa.

A estratégia tem se mostrado eficaz. Só na Shopee, a Soldiers viu o número de pedidos crescer 176% entre junho e julho deste ano, saltando de 268 para 741. Em agosto, registrou estabilidade. No período, o ticket médio também bateu recorde, chegando a R$ 144,99. Numa das lives promovidas na plataforma, realizada no dia 26 de julho, alcançou mais de 63 mil espectadores simultâneos, quando foi registrado o maior faturamento em uma única transmissão: R$ 96.505,46. No TikTok, o ticket médio segue crescendo: R$ 33,50 em maio, R$ 57,15 em junho e R$ 62,79 em julho, mostrando maior conversão por cliente. No dia 27 de agosto, a marca obteve a maior receita no app em uma transmissão: R$ 4.184,88.

Mais do que resultados financeiros, o live commerce também impacta na construção de marca. "As lives têm transformado a forma como nos relacionamos com a nossa comunidade. Muitos consumidores voltam não só pelos descontos, mas pela experiência. É uma ferramenta de branding tão potente quanto de venda", afirma Pereira.

Por trás das câmeras: roteiro, influenciadores e engajamento real

As lives da marca são pensadas como verdadeiros programas de entretenimento com foco em conversão. O planejamento inclui roteiros detalhados, participação de influenciadores e atletas da marca, interação ativa com o público via chat, momentos de quiz e dinâmicas promocionais com cupons e ofertas-relâmpago.

"Aprendemos que, embora a espontaneidade seja importante, é o planejamento que garante nossos resultados. Com o tempo, entendemos os melhores horários, os produtos mais procurados e a importância de criar senso de escassez e urgência", compartilha Josiane Neumann, coordenadora de social media na Soldiers Nutrition, e uma das responsáveis pela estruturação das live commerce da marca.

Dia da Creatina teve maratona de lives

No último dia 27 de agosto, a Soldiers Nutrition promoveu uma sequência de lives em alusão ao Dia da Creatina, criado pela própria marca e celebrado no dia 31 de agosto. A data se tornou oficial no calendário da empresa e foi comemorada com diversas ações entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro. Entre as atividades, a programação contou com uma série de lives, que ganhou o nome "Maratona da Creatina", contando com blocos temáticos, quizzes, desafios e interações com convidados especiais.

Comandada por influenciadores e atletas da Soldiers, as lives tiveram uma programação completa com conteúdo técnico sobre creatina e campanhas promocionais agressivas, que engajaram ainda mais o público fiel da marca, que movimentou mais de R$ 20 mil somente durante as transmissões. "Acreditamos que o live commerce será cada vez mais presente nos canais de vendas das marcas. Para nós, já é parte permanente da nossa estratégia, tanto em vendas quanto em construção de comunidade", finaliza Rafael Pereira.

DINO