Venda de imóveis usados avança em Curitiba; VUSO é o maior dos últimos quatro meses

Venda de imóveis usados avança em Curitiba; VUSO é o maior dos últimos quatro meses

Mercado mantém aquecimento em fevereiro, mesmo com mês mais curto e desafios econômicos

O mercado imobiliário de Curitiba segue aquecido, e os números mais recentes do setor apontam avanço em todas as áreas. Em fevereiro, a Venda de Usados Sobre a Oferta (VUSO) atingiu 4,6%, a maior taxa dos últimos quatro meses para os imóveis residenciais. No segmento comercial, a alta foi ainda mais expressiva, passando de 0,6% em janeiro para 1,9%, no mês seguinte. 

O estudo, divulgado pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), integrante do Sindicato da Habitação e Condomínio do Paraná (Secovi-PR), também aponta aumento na quantidade de guias do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) pagas ao município. Em fevereiro, foram 3.481 guias quitadas, crescimento de 7,2% em relação a janeiro e de 10% na comparação com o mesmo mês de 2024. O montante arrecadado também subiu, chegando a R$ 46.104.509 (aumento de 14,24% em relação a fevereiro do ano passado). 

“Mesmo sendo um mês mais curto, por conta do feriado, fevereiro manteve a alta no mercado de vendas, indo na contramão da economia”, lembra Luciano Tomazini, presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi-PR. “As pessoas têm visto o imóvel como um projeto voltado à qualidade de vida e como uma forma de preservação do patrimônio. Nesse sentido, o imóvel representa segurança”, acrescenta Ilso José Gonçalves, diretor do Secovi-PR.

Entre os tipos de imóveis específicos mais vendidos em fevereiro, destacam-se as residências de alvenaria com dois dormitórios, que tiveram 4,9% de suas unidades disponíveis negociadas – aumento de 2,4 pontos porcentuais (p.p) no comparativo com janeiro. As casas (2,1%) e os sobrados (4%) em condomínios fechados também atraíram mais compradores, registrando crescimento de 0,4 p.p e de 1,9 p.p no VUSO dessas respectivas tipologias no mesmo período. 

Bairros mais procurados

O Centro manteve a liderança entre os bairros mais buscados, concentrando 8,5% das negociações. Na sequência, aparecem Portão (5,4%) e Boqueirão (4,5%). Água Verde e Batel compartilham a quarta posição entre as preferências dos compradores, ambos com 4%, seguidos de Campo Comprido (3,6%), Bairro Alto, CIC e Sítio Cercado (3,1% cada).    

André Lara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *