Na China, neurocirurgião Ricardo Ramina representa a América do Sul na abertura de congresso internacional
O neurocirurgião curitibano Prof. Dr. Ricardo Ramina foi o representante da América do Sul convidado para integrar a abertura do congresso do MASSIN 2025 (Madjid Samii Society of International Neurosurgery), em Shenzhen, na China. O evento, que encerrou neste domingo (16), reuniu alguns dos neurocirurgiões mais renomados do mundo e buscou impulsionar o desenvolvimento global da neurocirurgia por meio da discussão de casos de alta complexidade, apresentação de inovações na especialidade e compartilhamento de técnicas cirúrgicas de ponta.
Além de realizar a fala de abertura do congresso, o neurocirurgião, que é fundador do Instituto de Neurologia de Curitiba (Hospital INC), apresentou individualmente seus trabalhos: “Tratamento Cirúrgico de Schwannomas Vestibulares grandes e gigantes” e “Cirurgia de Tumores do Forame Jugular”. Hoje, o Dr. Ramina é o médico que possui a maior experiência mundial em tumores do forame jugular, e a maior experiência em neurinoma do acústico, no âmbito das Américas – uma das maiores do mundo. Importante pontuar ainda que o INC é um dos poucos centros no mundo a usar o 5-ALA no tratamento neurocirúrgico de meningiomas, e essa expertise também foi compartilhada no congresso.
O neurocirurgião do Hospital INC Dr. Kristofer Ramina também integrou a programação científica, contribuindo com sua experiência e ampliando o debate técnico entre especialistas.
O congresso foi organizado em parceria pelo Centro Médico Samii de Shenzen, Instituto Nacional de Neurociências da China e Instituto Nacional de Neurociências de Hannover (Alemanha). O programa contou com sessões imersivas em vídeo 3D e palestras de líderes globais nas áreas de IA, robótica e genética.
O MASSIN foi fundado, em 2007, pelo Prof. Dr. Ricardo Ramina (Brasil), Prof. Dr. Marcos Tatagiba (Alemanha) e Prof. Dr. Klaus von Wild (Alemanha) com a proposta de promover debates internacionais e difundir avanços científicos na neurocirurgia. A próxima edição anual do Congresso do MASSIN está prevista para ocorrer na Índia.
