Zeca Dirceu e prefeito Germano reivindicam campus do Instituto Federal para Siqueira Campos
Em audiência no Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (19), o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) e o prefeito de Siqueira Campos (PR), Luiz Henrique Germano, acompanhados de uma delegação de autoridades e lideranças políticas locais, reforçaram o pedido para implantação de um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) no município. A medida beneficia cerca de 26 municípios num eixo de 80 km com oportunidade de formação de mão-de-obra qualificada para impulsionar a economia e suprir as demandas regionais.
Maringá tem a Câmara mais econômica do sul do Brasil, a quinta em todo País
O pedido de Siqueira Campos encontra-se em análise na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Setec), órgão diretamente responsável pela execução do programa de expansão anunciado recentemente pelo Presidente Lula para criação, em primeira etapa, de 100 novos campi em todo o país.
Além do município do Norte Pioneiro, Zeca já levou à Brasília também os pedidos de implantação de institutos tecnológicos em Alvorada do Sul, Cantagalo, Castro, Cerro Azul, Cianorte, Faxinal, Guaíra, Loanda, Maringá, Marmeleiro, Pato Branco, Pinhão, Prudentópolis, Rio Negro, São José dos Pinhais e de São Mateus do Sul. “Nós vamos estar aqui dia e noite, até 31 de dezembro, atuando em favor dos municípios paranaenses e defendendo a importância dessas estruturas para o incremento regional, na expectativa de contemplar o Paraná com a essa expansão”, disse Zeca Dirceu.
O prefeito Germano destacou a necessidade local e os benefícios que a obra trará para a região. “É uma mudança geral no perfil da formação profissional de todo o nosso entorno. Seis ônibus com mais de 50 estudantes saem todos os dias da nossa cidade para cursar o ensino superior em instituição federal de Ourinhos (SP), Jacarezinho (PR) e Santo Antônio da Platina (PR)”, contou ele.
No radar
O secretário nacional de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira, reconheceu que o município é elegível para a instalação de um campus e que a região corresponde aos critérios geográficos e populacionais das estratégias do programa de expansão. A delegação de Siqueira Campos saiu da audiência com sinalização positiva para que a implementação possa ocorrer no momento adequado ao orçamento e dentro da escala de prioridades para contemplar as regiões mais desassistidas dessa formação educacional.
Para a vereadora Lívia Possidente, “esse investimento na educação é a base de todo um incremento na melhoria da qualidade de vida da população”. O vice-prefeito, Paulo Leite, ressaltou os indicadores locais como vantagens que conferem lastro à política pública e ao interesse social: “somos o maior pólo industrial do Norte Pioneiro, fornecedor de motopeças, roupas e acessórios especializados para todo o Brasil e para a América Latina”, disse Leite. Siqueira Campos foi também o município da região que mais cresceu em percentual de população entre as contagens do Censo 2010 e de 2022, saltando de 18 mil para 23 mil habitantes. E, de acordo com o CAGED/IBGE, o município é um dos 20, entre os 399 do Paraná, que apresentam maior saldo positivo na geração de empregos neste ano de 2023.
Integraram a comitiva também: o secretário de Administração do município, Luiz Carlos dos Santos, os vereadores Donizete Lemes da Silva e Marcos Adriano dos Reis, o diretor da Santa Casa de Misericórdia, João Carlos Planet do Amaral, e o assessor parlamentar Valter Antônio Pereira.