Alunos da rede pública podem concorrer a 14 bolsas de estudos em medicina

Estudantes de todo Brasil que fizeram ou estão concluindo o Ensino Médio em colégios públicos podem concorrer a 14 bolsas de estudos para o curso de Medicina e ter cobertura total das parcelas (100%) nos seis anos da graduação.

Além disso, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos anos de 2021 e 2022, ter a renda familiar per capita abaixo de um salário mínimo e meio, não ser beneficiário de qualquer outro tipo de bolsa e não ser portador de diploma de curso superior.

Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de maio pelo site www.grupointegrado.br/graduacao/presencial/medicina e ver todos os critérios de seleção. A taxa para esse processo seletivo é de R$ 200,00, a publicação dos resultados sai em 3 de julho e as aulas começam no dia 17 do mesmo mês, no Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR).

Sonhos realizados
Foi o que aconteceu com Gabriela Messias dos Santos. Após 8 anos de estudos em cursinho, fazer muitos vestibulares e não ser aprovada nas universidades públicas, ela ficou sabendo dessa possibilidade. Em 2022, conseguiu a bolsa de estudos integral e hoje está no segundo período de medicina.

“Usei a nota do ENEM e quando vi meu nome na lista de aprovados, foi uma sensação indescritível. Todo meu esforço foi recompensado, pois medicina sempre foi um sonho para mim”, diz.

Situação semelhante aconteceu com Alan Gabriel Generoso. Ele ficou sabendo dessa possibilidade em Campo Mourão, por meio de familiares. “Vim de Maringá, fiz minha inscrição e fui aprovado. Hoje estou no 6º ano, pretendo continuar meus estudos, fazer especialização na área e me tornar um médico cada vez melhor”, explica.

Já Vitória Demazi da Silva se interessou por medicina em 2017 quando visitou uma Feira de Profissões. Pouco tempo depois, descobriu o processo seletivo de bolsas e em 2020 foi contemplada.

“Foi incrível. Todo esforço valeu à pena. Sabia que a partir daquele momento daria o primeiro passo para realizar meu sonho. Hoje aprendo uma profissão que amo e sou muito agradecida por essa oportunidade. Já estou na metade do curso”, detalha.

Estrutura de ponta
A formação em medicina no Centro Universitário Integrado envolve aprendizagem prática em campo desde os primeiros dias de aula, integração, estágios, interdisciplinaridade e contextualização.

Os acadêmicos utilizam aparelhos de última geração, laboratórios de simulação realística, morfofuncional, ultrassom, habilidades médicas, simulação de desastres e os laboratórios específicos de Anatomia Humana, Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Patologia e Anatomia Patológica, Fisiologia e Bioquímica.

Além disso, os estudantes têm à disposição o Centro Cirúrgico Educacional, salas de tutoria e o Ambulatório Acadêmico de Especialidades Médicas – que é uma estrutura com mais de 1.800m² – onde, supervisionados por um professor médico responsável, os acadêmicos fazem atendimentos gratuitos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Campo Mourão e região.

Por mês, são realizados cerca de 800 atendimentos, em mais de dez especialidades clínicas e cirúrgicas.

Sobre o Centro Universitário Integrado
Localizado em Campo Mourão (PR), o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC. Preocupado com o que o mercado necessita, busca ofertar um ensino de qualidade voltado às competências que precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais.

Para isso, conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e corpo docente com forte experiência acadêmica e vivência prática.

Atualmente, o Integrado oferece mais de 55 cursos de graduação presencial, semipresencial e a distância, incluindo Direito, Medicina e Odontologia e mais de 100 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

O Diário do Paraná

Notícias do Estado do Paraná. Jornalismo sério, responsável e de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *