Evento vai formar novos Agentes de Leitura em Curitiba

Evento vai formar novos Agentes de Leitura em Curitiba

Evento vai formar novos Agentes de Leitura em Curitiba

Ações gratuitas acontecem nos dias 7, 14 e 21 de outubro em Curitiba; inscrições estão abertas e as vagas são limitadas

A escritora e diretora de produção, Lilyan de Souza, vai ministrar a terceira edição do Laboratório de Leitura, Literatura e Memória. O objetivo é formar novos mediadores e agentes para atuar com adultos e idosos.

Os encontros serão realizados nos dias 7, 14 e 21 de outubro – das 13h30 às 17h – na Casa da Leitura Hilda Hilst (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150, Cajuru, Curitiba). As inscrições estão abertas, são gratuitas, limitadas, direcionadas às pessoas com 16 anos ou mais e podem ser feitas pelo link https://encurtador.com.br/SvNDu

Incentivo aos idosos

A ação integra o projeto cultural Um cão uiva em minha história: Literatura e memória. A iniciativa engloba diferentes eventos organizados para estimular os idosos a praticarem a escrita criativa e a imaginação, a partir de exercícios de rememoração de suas vivências com os cães e da leitura de obras literárias que trazem os cachorros como personagens centrais.

“O laboratório é uma atividade que aprofunda a experiência de leitura dos participantes e dos mediadores. A arte de compartilhar a leitura e estimular novos leitores amplia o repertório cultural, promove a reflexão, a interpretação de obras literárias e teóricas sobre o trabalho do mediador de leitura e do contador de histórias”, conta a escritora e ministrante de Laboratório, Lilyan de Souza.

“Outras temáticas dos Laboratórios envolvem a reflexão sobre ser um agente de leitura, suas possibilidades de atuação em sociedade – dentro e fora de bibliotecas ou espaços escolares – a importância do papel de pessoas que auxiliem no acesso à leitura, aos livros e à literatura para transformar o município numa cidade leitora, com cidadãos mais conscientes e ativos, usufruindo de seus direitos”, complementa Lilyan.

Atrações

Desde agosto, o projeto já realizou diferentes ações culturais na capital paranaense e as atividades continuam até o mês de novembro. Ao todo serão 20 oficinas de escrita, 100 rodas de leitura, 5 palestras com intérprete de libras e 4 laboratórios de leitura.

Também serão doados 100 livros para as Casas da Leitura de Curitiba e distribuídas 500 ecobags aos participantes.

“Todas essas ações são gratuitas. Algumas serão agendadas em escolas públicas, espaços comunitários e outras são abertas aos interessados, mas o intuito é dar a oportunidade para que mais pessoas – especialmente os idosos – participem e pratiquem a escrita criativa e a leitura literária. É um exercício que faz bem ao corpo e à mente”, destaca Iamni Reche Bezerra, idealizadora do projeto.

Apoios

O projeto cultural Um cão uiva em minha história: Literatura e memória é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba e tem o apoio do Colégio Positivo e da Universidade Positivo.

Serviço:

O que: Escritora e produtora cultural, Lilyan de Souza, ministra a terceira edição do Laboratório para formar novos agente de leitura

Quando: Dias 7, 14 e 21 de outubro, das 13h30 às 17h

Onde: Casa da Leitura Hilda Hilst (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150, Cajuru, Curitiba)

Quanto custa: Gratuito

Quem pode participar: Pessoas com 16 anos ou mais e que desejam se tornar agentes de leitura

Inscrições: Pelo link https://encurtador.com.br/SvNDu

Informações: tel. 41-98442-0942 e e-mail lilyan.souza@gmail.com

Mirella Pasqual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *