Campanha de vacinação nas escolas é parceria entre Sesa, Seed e Sinepe/PR

Até o dia 31 de maio, às escolas privadas do Paraná poderão oferecer vacinação gratuita aos estudantes com o apoio e logística da Secretaria da Saúde
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, junto com César Neves, diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), esteve presente na sede do Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) para assinar o ofício conjunto da Estratégia de Vacinação nas Escolas – 2025. A campanha, promovida pelo Estado do Paraná, com o apoio do Sinepe/PR, visa viabilizar a vacinação de crianças e jovens, da Educação Infantil ao Ensino Médio, dentro das próprias instituições de ensino. A ação conta também com a parceria da Secretaria da Educação (Seed) e será realizada até o dia 31 de maio.
A adesão das escolas privadas é opcional, mas essencial para a abrangência da imunização. “A aproximação da campanha de vacinação às escolas particulares do Paraná representa uma ação estratégica, pois amplia o alcance da imunização ao incluir uma parcela significativa da população infantojuvenil que está na rede privada de ensino; contribui para o controle de doenças imunopreveníveis; facilita o acesso dos alunos à vacinação; e incentiva famílias a manterem atualizadas as cadernetas de vacinação”, adicionou Haroldo Andriguetto Júnior, presidente do Sinepe/PR. Em 2024, a iniciativa resultou em 300 mil vacinas aplicadas. Agora, a expectativa para 2025 é que a imunização chegue a cerca de 500 mil estudantes.
Na ocasião, o secretário explicou que o foco será em quatro doenças: a influenza, que é fundamental nesta época do ano; a febre amarela, que já registra casos em São Paulo e no Paraná; a Covid-19, que tem baixa procura no momento; e o HPV, que tem como foco os adolescentes de 15 e 16 anos para prevenir os casos de câncer de colo de útero em mulheres. Já a parte logística será realizada pela equipe municipal da Unidade Básica de Saúde (UBS), que entrará em contato com as escolas interessadas e para elaborar o planejamento e a programação do processo de vacinação na comunidade escolar.
“Quero deixar registrado nosso agradecimento ao Sinepe/PR, em nome do governador Ratinho Júnior, e dizer a todos os estabelecimentos que essa é uma oportunidade que nós temos de fazer em ambiente seguro e protegido, que é o ambiente das escolas e dos colégios, um trabalho de levantamento de atraso vacinal, de avaliação das carteirinhas e, com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde, fazer acontecer a vacinação intramuros, dentro das instituições”, afirmou Beto Preto.