Sete objetos do cotidiano que podem ajudar na alfabetização

Sete objetos do cotidiano que podem ajudar na alfabetização

Itens encontrados em casa são bons aliados para potencializar aprendizagem da leitura e da escrita

A alfabetização é um processo que envolve muito mais do que aprender a soletrar ou copiar palavras. Esse processo pode ser potencializado em casa, no cotidiano das crianças, com atividades lúdicas e objetos simples, que as aproximem da leitura e da escrita de forma prazerosa.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a alfabetização deve se desenvolver em contextos significativos, a partir de práticas sociais de leitura e escrita presentes no cotidiano da criança. Estudos mostram que é na primeira infância (até os seis anos de idade) que 90% das conexões cerebrais são formadas. Essas conexões permanecem pelo resto da vida e, por isso, é de grande importância que os incentivos apresentados nessa idade sejam constantes e intencionais.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, quanto mais estímulos adequados de leitura o cérebro recebe, mais fortes e duradouras são as conexões neurais relacionadas às áreas da linguagem expressiva e receptiva, como escrita e comunicação. Para isso, recursos facilmente encontrados no dia a dia, como rótulos, calendários e brinquedos lúdicos, instigam práticas educativas realizadas fora do ambiente escolar. Esses são instrumentos com grande potencial de contribuição para o processo de alfabetização.

A coordenadora editorial da Aprende Brasil Educação, Patricia Waltiach, explica que é importante valorizar o contato das crianças com os objetos do cotidiano, músicas, histórias e textos de diferentes gêneros. Essas experiências ajudam a criança a compreender que a leitura e a escrita são instrumentos de comunicação social, que fazem parte do seu dia a dia e das práticas culturais. “A alfabetização deve ocorrer de forma contextualizada, ou seja, relacionada às experiências da própria criança, promovendo a conexão da leitura e da escrita com sua vida e seus interesses” afirma. Ela relaciona sete objetos cotidianos que podem ser grandes aliados na alfabetização dos pequenos:

  1. Embalagens

Rótulos de alimentos, caixas e pacotes são ótimos para a aprendizagem. “Os pais podem ler os rótulos enquanto os apresentam à criança. Isso ajuda a diferenciar letras de outros símbolos, a reconhecer as letras do alfabeto, a associar letras  e sons, além de ampliar o vocabulário”, orienta.

  1. Brinquedos educativos

Atividades lúdicas são uma das formas mais eficazes de aprender de maneira leve e prazerosa. “Brinquedos como blocos de montar com letras, dominós de sílabas e jogos de memória que relacionam figuras e palavras tornam o aprendizado divertido e interativo”, explica Patricia. Brincadeiras de “faz de conta”, como o uso de caixas registradoras, telefones e listas de compras de brinquedo também têm um papel importante. “Simular o cotidiano ajuda a criança a compreender a função social da escrita”, completa.

  1. Materiais de escrita

Os próprios materiais escolares, como lápis, canetas, giz de cera e cadernos  incentivam a escrita e o desenho, além de desenvolverem a coordenação motora fina. “Ao manipular lápis, papel, canetas e outros materiais, as crianças fortalecem suas habilidades cognitivas, como a atenção, a memória e a compreensão de conceitos relacionados à linguagem, além de desenvolver uma relação de familiaridade com esses objetos, conquistando autonomia”, acrescenta.

  1. Livros e gibis

A leitura compartilhada desses materiais fortalece os vínculos afetivos entre familiares e crianças, transformando o contato com os livros em momentos prazerosos e significativos. Patricia destaca que “esses materiais oferecem narrativas que estimulam a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento da linguagem oral e escrita”. Além disso, gibis, com suas imagens e diálogos, são especialmente atraentes para os pequenos porque combinam linguagem visual e textual, facilitando o entendimento e estimulando o prazer pela leitura desde cedo.

  1. Revistas e jornais

Manusear revistas e jornais desperta nas crianças o interesse pela leitura ao aproximá-las de textos variados do cotidiano. A especialista destaca que “explorar esses materiais com as crianças torna a leitura uma experiência interessante e significativa, mostrando que ler vai além dos livros e está presente em muitos momentos do dia a dia, com diferentes intenções”.

  1. Quadros e cartazes

Murais com palavras do cotidiano, calendários e listas de tarefas são grandes aliados. “Eles organizam o espaço e o tempo da criança e, ao mesmo tempo, promovem a leitura diária em contextos cotidianos”, afirma. Isso permite fazer a relação entre a escrita e situações reais do dia a dia do pequeno.

  1. Recursos digitais

Por que objetos tão presentes no cotidiano, como o tablet ou o celular, não podem também ajudar na alfabetização? A BNCC contempla o uso crítico e responsável das tecnologias digitais como parte das competências essenciais do ensino de crianças a partir de quatro anos de idade. “Jogos e aplicativos educativos, quando usados com moderação e intencionalidade, estimulam a curiosidade, a memória e o raciocínio lógico. Mas atenção: o tempo de tela deve ser sempre equilibrado e acompanhado por um adulto.”

A alfabetização é um processo gradual e particular. Ter paciência com o ritmo da criança é essencial. Respeitar o tempo de aprendizagem, valorizar as pequenas conquistas e manter o incentivo constante são atitudes fundamentais. “Cada criança tem seu próprio tempo e forma de aprender. O papel dos adultos é acompanhar, apoiar e celebrar cada avanço, por menor que pareça, porque é nesse processo que a confiança e o prazer pela leitura e escrita se constroem”, conclui.

Sobre a Aprende Brasil Educação

A Aprende Brasil Educação atua em todo o território nacional, potencializando a educação pública brasileira, oferecendo soluções educacionais que estimulam o conhecimento e apoiam os estudantes da Educação Infantil aos anos finais do Ensino Fundamental no processo de aprendizagem. Saiba mais em aprendebrasil.com.br

Redação

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