“Roda sobre Rodas”: Caboclo Tingui encerra turnê em Pinhão e Irati

“Roda sobre Rodas”: Caboclo Tingui encerra turnê em Pinhão e Irati

“Roda sobre Rodas”: Caboclo Tingui encerra turnê em Pinhão e Irati

Grupo musical fará últimas apresentações gratuitas no centro-sul do Paraná neste final de semana

O Grupo Caboclo Tingui se prepara para encerrar, neste final de semana, a bem-sucedida turnê “Roda sobre Rodas” nas cidades de Pinhão, no dia 8, e Irati, no dia 9 de novembro. A turnê, que tem levado a rica cultura musical cabocla do Paraná para diversas comunidades em uma kombi, foi um sucesso de público nas apresentações realizadas em Pitanga e Guarapuava.

“A primeira etapa da turnê foi um sucesso. Nossa proposta de apresentar o projeto, um repertório musical, pela primeira vez, superou as expectativas. As pessoas se conectaram com as raízes da música paranaense. Em Guarapuava, uma senhora ficou muito emocionada com as músicas que trouxeram memórias de uma vida inteira. Ela fez questão de subir no palco, abraçar e agradecer”, conta Luiz Borges, músico, pesquisador e idealizador do projeto.

Em Pitanga, crianças de escolas públicas participaram da apresentação, no Ginásio Municipal. “As crianças saíram dançando, o que é muito diferente do que acontece na capital. A música faz parte da vida e elas se reconhecem facilmente dentro dessa cultura”, afirma o músico.

O “Roda sobre Rodas” é um projeto que visa a valorização da identidade cabocla e das tradições musicais do interior do Paraná. O repertório do grupo é uma celebração da cultura paranaense, com modas de viola, fandangos, músicas folclóricas, caipiras e gauchescas, além de composições próprias. O objetivo é manter viva a memória dos pinheirais, do modo de vida campeiro e dos faxinais.

Valorização da cultura paranaense

Munidos de instrumentos tradicionais como violão, gaita, acordeom, viola, guitarra e percussão, os músicos buscam promover um intercâmbio cultural, fortalecendo os laços de identidade com o público local. Em cada apresentação, o grupo se junta a músicos da região, reforçando a conexão com as raízes.

“A música cabocla é a arte de um povo que nasceu da mistura de colonos, escravos e indígenas nas antigas florestas de araucária, antes da chegada em massa dos imigrantes europeus. Mesmo sendo muito importante para grande parte da população, especialmente no sul do estado, essa cultura musical nem sempre recebe o destaque que deveria. O objetivo do nosso projeto é valorizar os povos do campo do Paraná e dar à eles o protagonismo das verdadeiras raízes da cultura do estado”, ressalta Luiz Borges.

Apresentações Caboclo Tingui

Datas e locais:

Pinhão
08/11 (sábado)
9h – Feira Livre de Pinhão
11h – Lar São Francisco – Evento fechado
Convidado: Eloir Bastos

Irati
09/11 (domingo)
9h – Parque Aquático
16h – Céu das Artes – Evento fechado

Mirella Pasqual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *