Escolas públicas de Tijucas do Sul recebem projeto que valoriza as mulheres

Escolas públicas de Tijucas do Sul recebem projeto que valoriza as mulheres 

Ações gratuitas vão destacar o papel das mulheres na sociedade, trazer histórias inspiradoras, exemplos reais e incentivar o empoderamento feminino 

Quatro escolas públicas de Tijucas do Sul vão receber atividades culturais gratuitas que ajudam a fortalecer a autoestima e o pensamento crítico sobre o papel transformador das mulheres na sociedade. O objetivo é inspirar as novas gerações de estudantes e contribuir para a formação de educadores conscientes sobre a força e a autonomia feminina.

No dia 8 de setembro serão realizadas Rodas de Leitura para 26 turmas – do Ensino Fundamental ao Ensino Médio – do Colégio Estadual do Campo Professora Kamilla Pivovar da Cruz e da Escola Professor Francisco da Rocha Camargo Sobrinho. No dia 17 de outubro, as mesmas ações vão acontecer na Escola Professora Leovanil Camargo e Escola Francisco M. de Camargo.

Cerca de 2.500 estudantes e professores devem participar dessas Rodas de Leitura, que serão coordenadas pelas mediadoras de leitura Carla Viccini, Taíne Alves e Elaine Minami.

“Vamos apresentar histórias inspiradoras de mulheres reais, como exemplos a serem seguidos. Queremos estimular o resgate da imagem feminina como forte, capaz de fazer o ela desejar, ser independente e dona de seu destino”, explica a doutoranda em Letras pela UFPR, Taíne Alves.

Empoderamento feminino

Todas essas ações em Tijucas do Sul integram o projeto Era uma vez… Nem conto, nem fada!, que ainda contempla outras ações gratuitas futuras.

Entre elas está a realização de dois encontros com as escritoras Luci Collin e Gloria Kirinus – para bate-papo com mulheres sobre os desafios e conquistas do papel feminino na sociedade moderna – e duas oficinas de fotografias com exposição de imagens para evidenciar a maneira como as mulheres se veem; ambas em datas e locais a serem definidos.

“Também vamos realizar essas mesmas atividades culturais gratuitas em Balsa Nova, em 2026. Estamos fazendo os agendamentos com as instituições de ensino para que mais estudantes e educadores aproveitem esses encontros para debater sobre a participação feminina na sociedade”, destaca a idealizadora do projeto cultural, Taíne Alves.

Como vão funcionar as Rodas de Leitura

As educadoras vão apresentar trechos de obras biográficas e literárias que foram escritas por mulheres e sobre as mulheres tais como Malala Yousafzai, Chimamanda Ngozi Adichie, Anne Frank, Carolina Maria de Jesus e Narcisa Amália. Também haverá debates com os participantes sobre as trajetórias de personalidades que revolucionaram o cenário social em que viveram.

“As narrativas evidenciarão o protagonismo feminino, rompendo com o estereótipo das personagens de contos de fadas caracterizadas como frágeis e dependentes dos príncipes encantados; visão que não reflete há muito tempo a realidade social”, complementa Taíne Alves.

O projeto cultural Era uma vez… Nem conto, nem fada! é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo. Mais informações com Cristiano Nagel pelo tel. 41-99822-0699 e e-mail crisnagel@yahoo.com.br

Mirella Pasqual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *