Crescimento, cultura e inovações além dos mitos

Crescimento, cultura e inovações além dos mitos

Como a imigração fortalece economias, promove integração social e enriquece culturalmente as nações, ao contrário dos mitos que a cercam.

A imigração é, frequentemente, alvo de desinformação e de narrativas equivocadas que “deturpam o reencontro com as próprias raízes, a memória dos antepassados”, segundo a advogada especializada em direito migratório na Vicenza Cidadania, Isabella Siqueira. Torna-se, então, pertinente, examinar as inverdades mais comuns sobre imigração e revelar a realidade por trás delas. 

Os imigrantes roubam os empregos dos locais

É amplamente difundida a crença de que os imigrantes tiram os empregos dos cidadãos nativos. Estudos demonstram que os empregos ocupados por imigrantes são, normalmente, aqueles que não são preenchidos pela população local. Além disso, segundo a especialista, a presença de estrangeiros em um país pode incentivar o crescimento econômico e a inovação, por meio da criação de novos empregos, dado o aumento na demanda por bens e ofícios.

Os imigrantes não se integram à sociedade

Outro mito da imigração é o da incapacidade de adaptação dos estrangeiros. Na prática, o que se vê por parte de um imigrante é a busca pela cultura e do idioma locais, acompanhada pelo esforço para que possam fazer socialmente parte da comunidade na qual adentram.

A imigração pode ameaçar a identidade nacional 

Uma afirmação como essa desconsidera o enriquecimento cultural proveniente da diversidade. “Diferentes pessoas, quando se encontram, compartilham histórias e vivências que as completam mutuamente. Falar de identidade nacional é tratar de dinâmica, de trocas culturais ao longo do tempo”, pontua Isabella.

Conclusão

Após desmistificar essas narrativas equivocadas, é possível pensar o processo pela cidadania em um outro país como uma forma de abrilhantamento econômico, social e cultural, carregada por histórias do passado, presente e futuro de várias nações. 

Serviço: Vicenza

Isabella Siqueira

Especialista em Cidadania Italiana

+55 41 99278-2090

@vicenzacidadania

contato@vicenzacidadania.com.br

https://vicenzacidadania.com.br/

Padre Anchieta, 2050 – Bigorrilho, Curitiba – PR.

Veronica Pacheco

Verônica Pacheco, e há 20 anos passeia entre TVs e rádios em seu trabalho como assessora de imprensa, é jornalista (MTB 4756 PR) formada pelas salas da Universidade Tuiuti do Paraná, desde 2002. Graduada também em história e pós-graduada em sociologia política pela Universidade Federal do Paraná, Verônica é uma pessoa que nunca deixou de buscar conhecimento e aprimoramento em sua carreira profissional. Criadora da agência de assessoria de imprensa @agenciatodacomunicacao, Verônica, desde o seu segundo ano de faculdade, atendeu, com o seu negócio primogênito, centenas de clientes das mais variadas regiões do Brasil e do Mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *