Como fisgar o consumidor em meio a um mar de ofertas on-line todos os dias?

Como fisgar o consumidor em meio a um mar de ofertas on-line todos os dias?

Para o consumidor, comprar pela internet é sinônimo de comodidade. Com alguns cliques, é possível acessar comércios de todo o Brasil e até do exterior e pesquisar o melhor preço sem precisar sair de casa ou enfrentar filas. Já para o lojista – independente do porte – as plataformas digitais são uma vitrine que apresenta seu comércio para clientes que não o conheceriam de outra forma. Além disso, para aqueles que investem em automatização, significa manter as portas da sua loja aberta para o mundo 24h por dia, 7 dias por semana. Portanto, a modalidade de compras on-line traz benefícios para as duas pontas.

Contudo, para os varejistas, um dos principais desafios do comércio eletrônico é a concorrência de um mercado competitivo e que cresce a cada dia. Um estudo realizado pela Sellesta entrevistou 200 profissionais que atuam na área de vendas na internet no Brasil e no México. O levantamento apontou que 91% dos gerentes de e-commerce brasileiros enfrentam a concorrência online de pelo menos dez outras marcas, enquanto apenas cerca da metade (56%) têm acesso às tendências diárias do mercado e informações sobre concorrentes para ajudá-los a tomar suas decisões.

Esses números indicam a necessidade de os lojistas adotarem estratégias para conseguir fisgar o consumidor em meio a um mar de anúncios e promoções encontrados na internet diariamente. Pensando nisso, a Agência de Gestão (AG) realiza, no próximo sábado, dia 27 de abril, mais uma edição do Conexão AG que apresenta o tema: “Como planejar 365 dias de Vendas para sua empresa”.

A palestra será conduzida por Iagonara Silva Barbosa, especialista em marketing digital. O encontro será presencial, das 9h às 12h. Para os clientes da AG o valor do ingresso é R$ 20 e para o público em geral a entrada sai por R$ 40. Todo o valor será revertido para o projeto social Escola da Vida, mantido pela AG. As inscrições podem ser feitas por meio deste link do Simpla.

Ponto.com ou ponto fora

A necessidade de posicionar uma empresa na internet é um caminho sem volta, no entanto, na visão de Iagonara Barbosa, muitos empresários ainda não entenderem o poder e a necessidade de ter um “capital digital”, sobretudo a partir da nova revolução tecnológica, que trouxe a Inteligência Artificial (AI) para consolidar as novas regras do jogo. Para quem ainda é resistente à criação de um canal de venda on-line, a especialista faz um alerta: o negócio pode estar fadado ao fracasso. “Existe uma expressão que uma grande empresária mencionou uma vez e eu concordo com ela, que diz que ou você é ponto com ou você é ponto fora”, argumenta Iagonara.

Ela acrescenta ainda que as empresas que dependerem das ferramentas tradicionais vão ficar para trás e cederão espaço para aquelas que já estão olhando e buscando se atualizar e migrar seus mecanismos para o online, investindo em processos funis, pessoas e tecnologias.

Para Iagonara, a primeira regra do jogo para entrar no comércio online é oferecer. “Quem oferece, vende. Essa é a melhor forma de descobrir que as pessoas já estão comprando na internet nesse exato momento, mesmo que você não esteja oferecendo. Ela já está comprando do seu concorrente que está lá, aparecendo para ela. Mesmo que o seu negócio tenha uma audiência, alguém está buscando a sua solução. A diferença entre ela comprar de você ou do concorrente é sobre quem chega primeiro e quem gera mais credibilidade online”, diz.

Já o segundo ponto, conforme a especialista, é entender que a internet é um meio, não fim. Muitas empresas ainda acreditam erroneamente que não vendem online, mas suas vendas acontecem diariamente entre conversas no Whatsapp e pessoas que encontraram negócios em pesquisa no Google. E, muitas vezes, essas empresas estão perdendo oportunidades porque não se conscientizaram ainda que a internet é uma grande vitrine. “Muitas pessoas desistem de comprar porque a empresa A tem uma presença online descuidada, apesar de ter um produto nota 10. E passam a comprar da empresa B, que tem um produto nota 5, mas estratégias de marketing digital rodando todos os meses”, afirma Iagonara.

Sua empresa é a A ou B?

Você já refletiu se sua empresa está aproveitando ou desperdiçando as oportunidades na internet? Na palestra “Como planejar 365 dias de Vendas para sua empresa”, Iagonara Barbsoa irá apresentar estratégias robustas e práticas para maximizar o potencial de vendas de qualquer negócio ao longo do ano.

Com base nos princípios do marketing digital e em técnicas comprovadas de planejamento estratégico, a apresentação desvenda como criar um calendário de vendas eficaz, alinhando promoções, campanhas e lançamentos de produtos de maneira que cada dia contabilize novas vendas para o negócio.

Além de fornecer ferramentas para entender melhor o mercado e a concorrência, a palestrante abordará como utilizar datas comemorativas e eventos específicos do setor para impulsionar vendas. “Também discutiremos como a tecnologia pode ser uma aliada na automação de processos, garantindo que a execução do plano de vendas seja tão fluida quanto sua concepção. É uma oportunidade imperdível para empreendedores e líderes empresariais que desejam não apenas sobreviver no mercado atual, mas prosperar nele, todos os dias do ano”, finaliza Iagonara.

O Diário do Paraná

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