Nova campanha mobiliza sociedade pela construção do HCzinho
Novo hospital infantil triplicará atendimentos no Paraná; saiba como ajudar
O Complexo Hospital de Clínicas (CHC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou oficialmente a campanha de arrecadação de recursos para a construção do Instituto Pediátrico — o “HCzinho” —, que promete triplicar a capacidade de atendimento infantil no Estado. Com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a nova unidade contará com 130 leitos pediátricos e 35 leitos de UTI infantil, contra os atuais 40 e 8, respectivamente.
O projeto já garantiu cerca de R$ 70 milhões — provenientes de Itaipu Binacional, Assembleia Legislativa do Paraná, Secretaria de Estado da Saúde e Prefeitura de Curitiba —, mas ainda precisa de R$ 180 milhões para concluir a obra e adquirir equipamentos. A meta é envolver cidadãos, empresas e entidades na captação de recursos para viabilizar a entrega do hospital.
A iniciativa conta com o apoio de quatro empresas, chamadas de parceiras fundadoras: Instituto Positivo, TIF Comunicação, GRPCOM e Grupo Boticário. O compromisso de cada uma é mobilizar outras organizações e promover ações de engajamento com colaboradores, clientes, parceiros e toda a sociedade.
Compromisso com a saúde e a educação
De acordo com a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak, o Grupo Positivo assumiu um papel estratégico na campanha. “Nos comprometemos a mobilizar outras empresas e buscar formas internas de apoiar a construção do hospital. Especificamente, o Instituto Positivo vai apoiar a viabilização da biblioteca do HCzinho, fomentando a leitura, especialmente a literária, para as crianças hospitalizadas”, afirma.
O Grupo Positivo já atua há anos na promoção da leitura, e vê na biblioteca do HCzinho uma oportunidade de unir cuidado à saúde com estímulo intelectual e cultural. Esse compromisso está em sintonia com o Manifesto pela Leitura Transformadora, lançado recentemente pela Rede de Colégios Positivo. O documento estabelece compromissos como a implementação de horários exclusivos para leitura nas escolas e ações para ampliar o acesso a livros também na comunidade.
Segundo a mais recente edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (Instituto Pró-Livro, 2024), 53% da população não leu sequer parte de um livro nos três meses anteriores à pesquisa, e 73% não concluíram nenhuma obra nesse período. O Paraná aparece entre os estados com melhor índice de leitores, ao lado de Santa Catarina e Ceará.
No HCzinho, o objetivo é criar um ambiente lúdico que contribua para a recuperação das crianças, fortalecendo vínculos familiares e mantendo o vínculo com a escolarização.
A mobilização continua
A vice-reitora da UFPR e coordenadora do projeto, Camila Fachin, destaca que o HCzinho beneficiará não só as crianças, mas também pacientes adultos, já que a transferência da pediatria para o novo prédio liberará mais de dois mil metros quadrados no Hospital de Clínicas. “Cada doação acelera a entrega do HCzinho. É um investimento que salva vidas e melhora o atendimento de toda a população”, reforça.
As contribuições podem ser feitas via PIX para a Fundação da UFPR: hczinho@funpar.ufpr.br. O vídeo da campanha está disponível no perfil oficial do HCzinho no Instagram.
Sobre o Instituto Positivo
O Instituto Positivo (IP) foi criado em 2012 para fazer a gestão do investimento social de todo o Grupo Positivo em favor da comunidade. A missão do Instituto Positivo é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil por meio do incentivo ao Regime de Colaboração. Para tornar isso possível, o IP incentiva e apoia a implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) em todo o país, desenvolve pesquisas e publicações sobre o tema e participa de discussões em instâncias como MEC, CNE, Senado e Câmara de Deputados a fim de contribuir em propostas de lei e resoluções que favoreçam esse modelo de Regime de Colaboração. O Instituto também é responsável pela gestão do Centro de Educação Infantil Maria Amélia, em Curitiba, que atende gratuitamente cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social. Para ter mais informações, acesse o site do Instituto Positivo: instituto.positivo.com.br.