Estudantes de Coronel Vivida participam de Rodas de Leituras

Estudantes de Coronel Vivida participam de Rodas de Leituras

Estudantes de Coronel Vivida participam de Rodas de Leituras

Atividades gratuitas acontecem entre 22 e 24/04 em dois colégios públicos; objetivo é estimular crianças, jovens e adultos a ter mais contato com os livros

Cerca de 200 estudantes do Colégio Estadual Cívico Militar Tancredo Neves e da Escola Municipal Vista Alegre – ambos de Coronel Vivida (PR) – vão participar de 15 Rodas de Leituras nos dias 22, 23 e 24 de abril. As ações pretendem incentivar crianças, jovens e adultos da rede pública de ensino a ter mais contato com os livros e estimular o hábito da leitura.

As atividades são gratuitas e acontecem em locais e horários variados; nas próprias salas de aula ou nas bibliotecas das escolas. Os trabalhos serão conduzidos pela atriz e mediadora de leitura Fabiane de Cezaro e integra o projeto cultural De Papel e(m) Papel: personagens célebres em múltiplas linguagens.

“Essa iniciativa começou em agosto de 2024. Já passamos por diversos colégios de Coronel Vivida e Dois Vizinhos e seguimos nesses municípios até maio de 2025. As ações contemplam 400 rodas de leitura, 100 contações de histórias, doações de livros e acontecem nos colégios públicos. Ao todo, devemos impactar cerca de 18 mil pessoas”, explica a idealizadora do projeto, Fabiane de Cezaro.

Como vai funcionar

As dinâmicas das Rodas de Leituras em Coronel Vivida envolvem a apresentação das obras a serem debatidas, o enredo e o contexto histórico. Os participantes ficarão posicionados com as cadeiras em círculo para que todos possam se ver.

Em seguida, a mediadora entrega cópia do texto para que todos acompanhem a leitura em voz alta. Também serão exibidos trechos de filmes, imagens e músicas que abordam os personagens dos livros.

“Para compartilhar ideias, referências, vivências e praticar o exercício da escuta, vamos conversar com as pessoas e ouvir as impressões de cada um sobre o material apresentado”, enfatiza Fabiane.

Variações de um clássico

A ideia central do projeto é apresentar obras clássicas e personagens icônicos da literatura brasileira em diferentes linguagens artísticas; são elas: Capitu (Dom Casmurro, 1899) de Machado de Assis; João Grilo (Auto da Compadecida, 1955) de Ariano Suassuna; Odorico Paraguaçu (O bem-amado, 1962) de Dias Gomes; Tieta (Tieta do agreste, 1977) de Jorge Amado entre outros.

Dessa forma, os estudantes poderão conhecer as várias possibilidades de leituras de um clássico e ver como essas narrativas transitam entre diferentes linguagens artísticas como cinema, música, séries, artes visuais, exposições, artigos acadêmicos e histórias em quadrinhos.

Doações de livros

Para que os moradores locais também desfrutem do maravilhoso hábito da leitura, o projeto cultural De Papel e(m) Papel: personagens célebres em múltiplas linguagens fará a doação de livros às bibliotecas públicas municipais e das instituições atendidas em Coronel Vivida e Dois Vizinhos.

“Queremos que as pessoas tenham acesso às obras compartilhadas nas Rodas de Leituras, que visitem as bibliotecas e que possam emprestá-las gratuitamente. Pretendemos instigar a imaginação por meio da experiência leitora, além de estimular a circulação de leitores assíduos nas bibliotecas de Coronel Vivida”, complementa Fabiane de Cezaro.

Com realização da Pinguim Produções, o projeto cultural De papel e(m) papel: Personagens célebres em múltiplas linguagens foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná, e tem o apoio da Copel.

Mirella Pasqual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *